Covid-19: Secretaria de Saúde espera vacinar 2.600 idosos entre 85 e 89 anos a partir desta quarta-feira em Petrópolis
Vacinação para essa faixa etária começa nesta semana; Idosos devem se cadastrar antes pelo site da prefeitura.
Começa nesta quarta-feira (24/02) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Petrópolis. Idosos de 85 a 89 anos de idade poderão tomar a primeira dose do imunizante CoronaVac em quatro pontos de vacinação a partir desta semana. A Secretaria de Saúde espera vacinar cerca de 2.600 pessoas nessa faixa etária até o dia 6 de março.
Foto Divulgação PMP
Com o aumento do público a ser vacinado, os locais de vacinação serão ampliados de dois para quatro pontos fixos. A partir de quarta-feira, além dos pontos que funcionam na UCP da Benjamim Constant e no Parque Municipal de Itaipava, as vacinas estarão disponíveis também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Quitandinha e do Itamarati. Em todos os pontos a vacinação acontece sempre de 9h as 16h. Importante destacar que mesmo nos locais com sistema drive-thru, as vacinas são aplicadas também em idosos cadastrados que se apresentem a pé.
Para se vacinar é preciso fazer o cadastro na página da prefeitura na internet (www.petropolis.rj.gov.br). Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.
Entenda o planejamento de vacinação em Petrópolis
Em Petrópolis, a divulgação de novas etapas da campanha de vacinação tem acontecido conforme vão chegando novas doses da vacina. Até agora, a Secretaria de Saúde recebeu 11.670 doses do imunizante – entre ele, estão as vacinas CoronaVac e a AtraZeneca – para a 1ª dose. Deste total, já foram aplicadas 8.353 até a tarde de sábado (20).
“Estamos fazendo um controle rigoroso das vacinas e a campanha está avançando a medida em que novas doses chegam à cidade, uma vez que o município não recebe, com antecedência, nem a data de entrega das novas remessas nem a quantidade de doses (isso é informado, geralmente, dias antes da entrega)”, explica a assessoria da Secretaria de Saúde.
Foto Divulgação PMP
Em Petrópolis, já foram vacinados:
– profissionais de saúde que atuam em hospitais e unidades de urgência e emergência e em postos de saúde;
– agentes comunitários de saúde e de endemias;
– profissionais de instituições de longa permanência
– idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência;
– deficientes residentes em instituições inclusivas.
Trabalhadores da saúde que atuam nas unidades hospitalares, idosos acamados (que não se locomovem e dependem de vacinação domiciliar) e idosos atendidos em áreas da PSFs (que demandam vacinação domiciliar) também começaram a ser vacinados.
Foram abertos, até agora, dois pontos de vacinação na cidade: um no Centro e um Itaipava. Neste momento, a vacinação segue acontecendo em pessoas com mais de 90 anos e, a partir de quarta-feira (24/02), em idosos com 85 a 89 anos. A definição do calendário para os demais públicos depende, ainda, da chegada de novas remessas.
Veja também:
- Hipershopping vai promover aulas gratuitas de alongamento para idosos
- Após um mês de vacinação em Petrópolis, 1ª profissional de saúde vacinada relembra emoção do dia
- Covid-19: vacinação de idosos com 90 anos ou mais será estendida até terça-feira em Petrópolis
- Familiares poderão acompanhar todo o processo de aplicação da vacina contra a Covid-19 em Petrópolis
- Secretaria de Saúde diz que vai reforçar monitoramento da chegada de novas variantes da Covid-19 em Petrópolis
- Dona Almerinda, de 96 anos, é uma das idosas já vacinadas no município: “quero ver a família reunida”