Connect with us

Após um mês de vacinação em Petrópolis, 1ª profissional de saúde vacinada relembra emoção do dia

Cidade

Após um mês de vacinação em Petrópolis, 1ª profissional de saúde vacinada relembra emoção do dia

Tendo presenciado mais mortes em 2020 do que em toda a sua carreira profissional na área da saúde, “Fofão”, como é mais conhecida, já recebeu a segunda dose do imunizante

Foi no dia 19 de janeiro que a auxiliar de enfermagem Maria de Fátima dos Passos, de 57 anos, se tornou a primeira profissional de saúde de Petrópolis a receber o imunizante no município. Hipertensa, ela trabalha há 14 anos no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e, durante a pandemia, atuou na linha de frente contra o coronavírus. Maria de Fátima, que é mais conhecida como “Fofão”, recentemente recebeu a segunda dose da vacina e relembra, em entrevista para a Sou Petrópolis, o dia histórico do qual foi parte na cidade, há um mês.

Foto: Henry Kappaun

Tendo presenciado mais mortes em 2020 do que em toda a sua carreira profissional na área da saúde, “Fofão” diz que, ainda que não tenha sido infectada pelo vírus, testemunhou o falecimento de amigos próximos, colegas de trabalho e pacientes, o que lhe causou tristeza, exaustão física e psicológica. Sentimentos bem diferentes dos que tomaram conta dela há um mês, quando soube pelo prefeito interino Hingo Hammes que seria a primeira profissional do segmento a receber o imunizante. Para ela, foi o primeiro passo para que a dor e o sofrimento deixassem de fazer parte do presente.

“Tem sido difícil esquecer o que vivenciamos durante os plantões. No momento em que eu estava sendo vacinada, meus pensamentos estavam com as famílias que perderam seus entes queridos. Muitos dos pacientes que vi morrer não tiveram a oportunidade de chegar a minha idade. Com a vacina torcemos para que, em breve, tudo isso vire uma lembrança triste. Ter sido a primeira profissional de saúde do município me fez muito contente, satisfeita e esperançosa”.

Foto: Henry Kappaun

Uma das profissionais que trabalharam incessantemente durante a pandemia, “Fofão” se refere ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp como sua segunda casa. De acordo com ela, ainda que sua presença no hospital fosse sinônimo de perigo para a sua saúde, o que sempre falou mais alto, para a auxiliar de enfermagem, foi seu papel primordial no tratamento e acompanhamento dos pacientes. Grata pela imunização, ela ressalta a importância de confiar na ciência e no que ela tem a oferecer.

“Há poucos anos tínhamos medo de tomar vacina contra a coqueluche, gripe, tétano e a ciência provou a sua eficácia. Gostaria de fazer um agradecimento a todo o esforço dos colegas de trabalho, desde o funcionário mais simples ao mais complexo. Em especial à minha chefia do Nelson de Sá Earp e ao nosso Secretário de Saúde, Dr. Aloísio Barbosa, que não mediu esforços para que a vacina chegasse ao nosso município e vacinasse os profissionais da saúde e a população. Como dizem: ‘Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos’”.

Sobre o cenário atual da vacinação em Petrópolis

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há previsão para o recebimento de novos lotes da vacina, o que significa que ainda não se sabe quando a campanha poderá ser ampliada para um novo grupo prioritário, com menos de 90 anos. Ainda segundo a Prefeitura, até o momento, já foram aplicadas 8.150, doses da vacina, sendo que 2.860 pessoas já receberam a segunda dose em Petrópolis. O município aguarda um posicionamento sobre a entrega de uma nova remessa de imunizantes.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir