Connect with us

Projeto petropolitano Cine Pagu vai distribuir kits de cinema para 62 escolas públicas da cidade

Cidade

Projeto petropolitano Cine Pagu vai distribuir kits de cinema para 62 escolas públicas da cidade

Graças ao projeto também será realizado o 1º Encontro de Cinema e Educação da Região Serrana

O Cine Pagu, cineclube itinerante com foco em direitos humanos atuante em Petrópolis, acaba de anunciar seu maior e mais novo projeto: o “Matéria de Cinema”. Com o intuito de unir cinema e educação, o projeto tem como duas de suas ações a distribuição de kits educativos de cinema para 62 escolas estratégicas da rede municipal de ensino da cidade e a realização do 1º Encontro de Cinema e Educação da Região Serrana.

Foto: Divulgação

De acordo com Beatriz Ohana, coordenadora do projeto, o projeto será centrado na divulgação dos bastidores do média-metragem “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”. Produzido em 2019 com crianças do bairro Independência, ele participou da 18ª edição do festival de cinema infantil mais importante do Brasil, o Festival Internacional de Cinema Infantil, e já recebeu quatro prêmios.

“Nele será possível ver imagens de bastidores de todo o processo, além de relatos da equipe e das crianças participantes, mostrando de que forma isso inspirou as crianças e os jovens da comunidade do Independência. A inserção do audiovisual no contexto escolar pode ampliar o repertório cultural, social e artístico de crianças e jovens. E é exatamente essa a proposta do projeto”, enfatiza Beatriz.

Foto: Divulgação

Promovido em parceria com o Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc, o projeto vai realizar, ainda, o lançamento do site oficial do Cine Pagu – plataforma em que será possível agendar sessões do média-metragem em todo o Brasil. A programação do “Matéria de Cinema” vai consistir, então:

  • Dia 14/02, às 15 horas: da live de lançamento do projeto, com exibição* do documentário e do curta, além de debate entre os participantes do projeto e convidados. No mesmo dia, será lançado o site oficial do Cine Pagu;
  • Dia 26/02: da realização do 1º Encontro de Cinema e Educação da Região Serrana, onde será fundado o Fórum de Cinema e Educação.

*A exibição será simultânea pelo YouTube e pela página do Facebook do Cine Pagu e contará com a presença de uma intérprete de libras, tornando o conteúdo mais democrático e inclusivo.

Foto: Divulgação

Ainda segundo Beatriz, os kits educativos de cinema vão consistir num pen drive com o documentário e o curta completos, além de um material especial de apoio para realização de debates e atividades. A listagem das escolas contempladas pela ação será divulgada nesta terça (2) pela Secretaria de Educação. Mais informações sobre a programação e o Cine Pagu podem ser obtidas nas páginas do cineclube:

Facebook: https://www.facebook.com/pagucine/

Instagram: https://www.instagram.com/cine.pagu/?hl=pt-br

Sobre “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”:

Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir