Connect with us

Filme feito com crianças do bairro Independência participa do principal festival de cinema infantil do país

Cidade

Filme feito com crianças do bairro Independência participa do principal festival de cinema infantil do país

O curta “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, organizado pelo Cine Pagu, foi feito através do olhar das crianças sobre o bairro em que vivem. 

Foram cinco meses intensos de produção e oficinas atendendo 43 crianças de 8 a 14 anos do Centro Educacional Comunidade São Jorge, no bairro Independência. O resultado desse projeto transformador, organizado pelo Cine Pagu, deu origem, ano passado, ao curta-metragem repleto de aventura, imaginação e fantasia, que apresenta o olhar das crianças sobre o bairro em que vivem.

Realizado em Petrópolis, agora a produção audiovisual participa do festival de cinema infantil mais importante do Brasil, o 18º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Com início na sexta-feira, dia 9 de outubro, o FICI vai até o dia 2 de novembro com mais de 150 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, séries televisivas e conteúdos diversos, divididos por 15 salas, de acordo com temas e faixa etária.

Foto Divulgação

O festival lança uma plataforma permanente de streaming para exibição dos filmes, que foram escolhidos através da curadoria do FICI, além de espetáculos de teatro, dança, música, clipes, oficinas, jogos e aulas. Além disso, o FICI tem um painel de debates que há 11 anos reúne expoentes do audiovisual para discutir os rumos da produção, narrativas e linguagem infanto-juvenil, o Fórum Pensar a Infância, que apresenta dez palestras e dedica parte de sua programação a neurocientistas para falar sobre o desenvolvimento cerebral na primeira infância.

“A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira” é um curta-metragem repleto de aventura, imaginação e fantasia, que apresenta o olhar das crianças sobre o bairro em que vivem. E como todo o processo foi feito a partir do olhar das crianças, desde o roteiro até as etapas finais, com a trilha sonora não poderia ser diferente. A música original foi composta por Maicon Douglas Ribeiro, que também é ator no filme.

Foto Divulgação

O curta agora está fazendo carreira em festivais de cinema dentro e fora do Brasil. Sua primeira exibição será no 18º Festival Internacional de Cinema Infantil. O filme estará disponível na plataforma do festival de 22/10 até 02/11 de forma gratuita. Basta acessar www.fici.com.br e se cadastrar para começar a utilizar a plataforma gratuitamente.

Cine Pagu na Escola

O projeto, que foi custeado com verba do Fundo Municipal de Cultura, através do Edital de Seleção de Projetos Culturais, do Instituto Municipal de Cultura e Esportes de Petrópolis, foi criado e desenvolvido pelo “Cine Pagu”, um cineclube que atua na cidade desde 2017, ocupando espaços nos bairros e no centro da cidade. Além da equipe do Cine Pagu, que varia entre profissionais do cinema e da educação, diversos profissionais do audiovisual se envolveram na realização desse filme.

Foto Divulgação

Ficha técnica: “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira” (15 min – Livre)

Direção: Beatriz Ohana

Gênero: Ficção

Elenco: Gilmar Miguel dos Santos, Dafini França, Maicon Douglas Ribeiro, Ryan Teixeira, Daniel Maia dos Reis, Rafael Moura, Ruan Teixeira, Anna Ester da Silva, Ana Kelly Lopes, Gabrielle Tavares, Ana Carolina Lima e Lucas Cassiano.

Sinopse: Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Facebook Cine Pagu: www.facebook.com/pagucine/

Instagram Cine Pagu: www.instagram.com/cine.pagu/

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir