Connect with us

Veterinária de Petrópolis dá dicas de como proteger os animais do barulho dos fogos de artifício 

Cidade

Veterinária de Petrópolis dá dicas de como proteger os animais do barulho dos fogos de artifício 

Sem regulamentação, lei municipal que proíbe fogos de artifício com ruídos pode ser ineficaz e apresentar risco aos animais neste fim de ano

Fim de ano chegando é sinônimo de preocupação para muitas pessoas. Nesta época, são intensificados barulhos, como fogos de artifício, que podem provocar diversos problemas para enfermos, portadores de deficiência, idosos e animais. Os bichinhos de estimação também se amedrontam com outro fenômeno típico da época: as sonoras trovoadas das chuvas de verão.

Foto Reprodução

Segundo a médica veterinária Priscila Mesiano, da Clínica Amigo Bicho, em Petrópolis, os animais possuem capacidade auditiva muito superior à nossa. Por isso, sentem tanto incômodo com artefatos utilizados nas celebrações. “Cães, gatos e até silvestres sofrem com o problema, mas enquanto gatos ficam quietinhos, cachorros começam a tremer, ficam nervosos e procuram um lugar para se esconder”, avalia.

A jornalista Luciane Fortunatto possui três animais e procura estar sempre com eles neste período. “Nestas horas de maior aflição para o bichinho, não consigo deixá-los sozinhos, passo a virada do ano em casa, enquanto eles ficam escondidos embaixo da cama, com luz baixa e música ambiente tranquila”, relata.

Este comportamento da proprietária é considerado ideal para Priscila: “Além de evitar utilizar os artefatos e permanecer com os animais no interior da residência, é importante não confirmar o medo do peludo, digo, se o responsável percebe o sentimento no animal, não deve acariciá-lo neste momento”, ressalta a profissional, que orienta donos a deixarem nome e telefone em plaquinhas de identificação ou até mesmo escrito a caneta nas coleiras de cães e gatos, pois a agitação causada pelos fogos, somada ao entra e sai das visitas, costuma ser grande motivo de fugas. Também é fundamental não deixá-los acorrentados, pois podem se enforcar, provocando a morte do animal.

Outra técnica que pode ser utilizada é a de dessensibilização sonora sistemática. Consiste em trabalhar com um aplicativo como o Fireworks 2020 que simula estampidos de fogos e uma caixinha de som via bluetooth. Aos poucos e gradativamente, coloca-se o barulho perto dos cães do nível 1 ao nível 10, sendo a cada dois dias um nível, variando também os tipos de fogos. Ao fazer o exercício, observar se o animal está se acostumando ou não e aí vai se limitar ou não o volume do aplicativo. A dica é importante para dessensibilizar o animal diante destes sons. Além disso, é fácil e não há custos extras.

Sem regulamentação, lei que proíbe fogos de artifício com ruídos em Petrópolis pode ser ineficaz

Para a protetora Virgínia Pereira do projeto Somos Todos Protetores, as pessoas devem se precaver contra os fogos, mesmo com a lei antifogos sancionada em março no município. “É preciso continuar protegendo os animais dentro de casa do barulho dos fogos porque a lei foi sancionada, mas não foi regulamentada. Não existe quem vai fiscalizar. Não existe multa. Não existe nada. Infelizmente, temos tão pouco para festejar, mas as pessoas vão continuar usando o artefato. Eu aconselho que as pessoas, em vez de gastar com fogos de artifício, doem ração ou ajudem um grupo de proteção que é muito melhor”, sugere.

Foto Divulgação

No caso de pessoas que precisam estar ausentes, o recomendado é separar os animais com temperamento dominante, desde que não seja em ambientes com objetos cortantes à disposição, como a cozinha, por exemplo, já que o animal acuado e agitado pode fazer algo cair, provocando ferimentos.

Infelizmente, existem casos que o sofrimento do animal é tão extremo que eles podem vir a óbito, não só por ferimento, brigas e enforcamento, como também por parada cardíaca. Por isso, a profissional ressalta ainda a adoção de outros hábitos para proteger os animais. Evitar a aglomeração de muitos animais que podem brigar pelo stress e levar a graves consequências. Colocar seu animal em cômodo seguro, com portas e janelas fechadas. Se possível colocar rádio ou tv ligada em programação calma. Deixar o ambiente em meia luz. Dar alimentação leve, para evitar distúrbios estomacais.

É importante não ceder à tentação de oferecer comidas natalinas ao animal, já que os doces típicos podem causar insuficiência renal e as carnes tendem a provocar vômito e diarreia. Colocar cobertores ou edredons nas portas e janelas para abafar o som dos fogos. Se o animal permitir, colocar algodão nos ouvidos. No caso de aves, cobrir as gaiolas. Para gatos, procurar promover esconderijos seguros, como caixas de papelão, guarda roupas, entre outros.

Para amenizar o estresse, também é possível ministrar florais para medo, ansiolíticos ou fitoterápicos. “Ainda há tempo de proteger o animal, realizando um tratamento por 15 a 20 dias antes do evento, por meio de uma avaliação clínica para indicar o melhor medicamento”, alerta Priscila, acrescentando ser válido procurar um especialista em comportamento animal, como adestradores, caso a ansiedade ou o medo sejam crônicos. A médica veterinária complementa: “Quando o animal têm muita fobia e fica muito ansioso, a gente receita medicação contínua para evitar acidentes”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir