Connect with us

Especialista diz que é hora de unir esforços entre prefeitura e sociedade: ‘Frear a pandemia é uma responsabilidade de todos’

Cidade

Especialista diz que é hora de unir esforços entre prefeitura e sociedade: ‘Frear a pandemia é uma responsabilidade de todos’

Paulo César Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, esclarece dúvidas e dá orientações para evitar contaminação pela Covid-19

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Paulo César Guimarães, esclareceu dúvidas e deu orientações para evitar a contaminação pela Covid-19 e também a propagação do vírus. O especialista é pediatra e infectologista pediátrico e geral e afirma que a melhor medida continua sendo o isolamento social.

Para Paulo César Guimarães, a hora é de unir esforços: tanto com relação as ações do poder público quanto à conscientização da sociedade que deverá fazer a sua parte.

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães – Foto Arquivo Pessoal

Além disso, ele falou sobre a importância de lavar sempre as mãos, usar álcool em gel, não esquecer nunca da máscara e trocá-las durante o dia. Paulo César disse ainda sobre o que se sabe até o momento com relação à reinfecção e destacou que mesmo quem já teve a doença deve continuar se protegendo.

1) Qual a maneira mais eficaz de evitar a contaminação pela Covid-19?

No momento é as pessoas se manterem, dentro das possibilidades, em casa. Se precisarem sair, devem se manter de um metro a um metro e meio em distância da outra pessoa. Devem lavar as mãos com água e sabão várias vezes por dia e depois usar álcool em gel. Além disso, devem usar sempre a máscara. O ideal é trocar a máscara a cada 4 a 5 horas. As máscaras devem ser bem coladas na face e após o uso devem ser lavadas com água e sabão.

Futuramente, a melhor maneira de se prevenir será tomando a vacina. Quando há um vírus o que resolve o problema é a vacina.

2) Quais os sintomas e complicações que podem ser geradas pela Covid-19?

Com relação aos sintomas: febre alta, dor de garganta, prostração e dificuldade respiratória. Em algumas pessoas pode não provocar nada, outras podem ter poucas dores ou algo parecido com um resfriado. Em casos mais graves pode levar ao óbito. O que se sabe hoje é que a Covid-19 pode atingir os pulmões, coração, partes neurológica e vascular. E é uma doença extremamente contagiosa, de fácil contágio.

3) Todo grupo é considerado de risco uma vez que vemos jovens também sendo acometidos de forma grave pela doença?

Se não tomarem as precauções, os jovens também estão sujeitos à infecção. Vemos atualmente que eles estão nas baladas, festas e bares. O jovem sempre acha que o amigo que vai se contaminar e ele não. Então isso nos preocupa muito.

O ideal é que as pessoas se mantenham em casa. Algumas precisam trabalhar e aí não tem como evitar e então devem tomar as precauções já citadas.

4) A partir de quantos dias após o primeiro sintoma da Covid-19, o paciente deve fazer o exame e qual?

A partir do momento que a pessoa entrou em contato com o vírus, os sintomas podem aparecer após 2 a 12 dias. O melhor exame para detectar se ela está infectada é o PCR (Reação em Cadeia da Polimerase). Ele custa entre R$ 300 e R$ 350 na rede privada.

Teste de PCR – Foto Reprodução Internet

A partir de então, o paciente deve ser examinado por um médico e deverá fazer exame de sangue e raio X do pulmão. Se tiver muito agredido, deverá ser internado. Se tiver pouco, poderá ir para casa, mas deverá tomar todos os cuidados que serão orientados pelo especialista.

Muitos exames, como sorológicos, podem dar falso negativo. Então toda pessoa com sintomas da Covid-19 deverá se isolar imediatamente para não contaminar outra pessoa.

5) O que significa IgG e IgM?

O IgG é quando a pessoa já teve a doença. Já o IgM, quando está alto, mostra a fase aguda da doença. Ou seja, naquele momento o paciente está com a Covid-19 ou em vigência de sintomas.

6) Uma pessoa que já contraiu a covid-19 pode ser infectada novamente?

Pode haver uma segunda contaminação, mas é porque o vírus se modificou então a pessoa se infecta como se fosse um novo vírus.

Portanto, quem já pegou deve continuar se cuidando como se nunca tivesse pegado. Na maioria das vezes as pessoas ficam imunes, mas se arriscar é uma grande bobagem.

7) Crianças devem usar máscara?

As crianças a partir de 2 anos devem usar as máscaras e os bebês também devem estar protegidos se as mães saírem nas ruas.

8) Na sua opinião, a responsabilidade de frear a pandemia é da Prefeitura, da população ou de todos? O que está faltando para que isso seja feito em Petrópolis?

É uma responsabilidade de todos. O poder público é fundamental e tem que tomar as providências, mas não ajudado pela população não vai chegar a nada. Temos que unir forças em níveis Municipal, Estadual, Federal e com a população ajudando.

9) Estamos vivendo a 2ª onda da Covid-19 em Petrópolis?

Acredito que não. As pessoas que estão se contaminando aos poucos. É possível ver grupos em festas e sem a menor proteção.

10) Diariamente recebemos denúncias de ônibus lotados, onde é impossível manter o distanciamento mínimo de 1,5m. Mesmo com o uso de máscara, o meio de transporte público se torna um ambiente de risco?

Muito risco porque você pode tocar num lugar para segurar e se contaminar. A roupa também pode ficar contaminada com o vírus. A máscara resolve um pouco nesses casos.

11) Levando em consideração o risco de transmissão do vírus, qual a diferença de um bar onde as pessoas não usam máscara e de um ônibus lotado?

Os dois representam grandes riscos.

Praça Princesa Isabel e ônibus lotado em Petrópolis / Fotos Reprodução grupos de WhatsApp

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir