Connect with us

Infectologista alerta sobre risco de contaminação nos eventos de fim de ano: ‘Não é momento de festa’

Cidade

Infectologista alerta sobre risco de contaminação nos eventos de fim de ano: ‘Não é momento de festa’

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães, alerta que todo tipo de aglomeração, mesmo em casa, representa risco de contaminação pela Covid-19

Faltam poucos dias para o Natal, comemorado em 25 de dezembro, data festiva que geralmente reúne toda a família. Mas a recomendação neste ano é evitar as festas e optar por mandar um “Feliz Natal” virtual. A orientação é do diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Paulo Cesar Guimarães, que também é pediatra, infectologista pediátrico e geral.

“O isolamento é fundamental. Não é momento de festa. É época de Natal, mas não tem que ir na casa de ninguém. E torcer para 2021 ser bem melhor. O maior presente neste ano de pandemia é não ficar doente”, afirma.

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo Cesar Guimarães – Foto Arquivo Pessoal

Segundo o especialista, até mesmo os presentes devem ficar para depois para não precisar ir às lojas. “Fala com a pessoa que vai comprar em outro momento. Não é hora disso agora. É hora de segurar o dinheiro”, destaca.

De acordo com Paulo César, o momento requer ainda mais atenção. Além de medidas do governo para ajudar a evitar as aglomerações, ele ressalta que o papel da sociedade também é fundamental diante do aumento do número de pessoas contaminadas e internadas.

Tenda para atendimento de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus na UPA Centro – Foto Reprodução grupos de WhatsApp

Para ele, a população precisa se conscientizar e se prevenir, principalmente após os hospitais privados de Petrópolis terem anunciado colapso nesta quinta-feira (17). Por isso, ele afirma que todas as precauções precisam ser tomadas.

Veja as principais orientações do especialista:

– As pessoas devem se manter em casa, claro que dentro das possibilidades de cada uma. Sabmos que muitas precisam sair para trabalhar;

– Nesses casos em que a pessoa vai sair de casa, deve se manter de um metro a um metro e meio em distância de um outro indivíduo;

– As pessoas devem lavar as mãos com água e sabão várias vezes por dia e depois usar álcool em gel;

– Deve-se usar a máscara sempre. O ideal é trocá-las a cada 4 a 5 horas. As máscaras devem ser bem coladas na face e, após o uso, devem ser lavadas com água e sabão.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir