Connect with us

Diretor do SMH diz que não há vagas para internações em leitos de Covid-19 neste momento

Cidade

Diretor do SMH diz que não há vagas para internações em leitos de Covid-19 neste momento

O Hospital Beneficência Portuguesa informou que está com 100% das vagas para Covid-19 ocupadas nesta quinta-feira (17)

O aumento de internações devido à infecção pelo novo coronavírus vem tendo efeitos preocupantes nos hospitais privados de Petrópolis. Além da Unimed Petrópolis que já anunciou não ter mais vagas em sua unidade de saúde, o Hospital SMH – Beneficência Portuguesa também disse, via assessoria de imprensa, que está com 100% das vagas para Covid-19 ocupadas nesta quinta-feira (17/12).

Foto Divulgação

De acordo com o diretor executivo operacional do Hospital SMH, a situação da saúde hoje no município é mais grave do que há sete meses atrás, no início da pandemia. “O que acontece hoje no Estado do Rio de Janeiro e em Petrópolis é um verdadeiro caos. A situação é extremamente mais grave do que a de maio e junho. Não cabe discutir se foi problema de gestão, seja de órgãos de saúde federais, estaduais ou municipais. O fato é que, infelizmente, é muito mais comum que o óbito do paciente chegue mais rápido do que a abertura de uma vaga para internação. Nenhum paciente que precise terá vaga para internação hoje”.

Para Fernando Baena, procurar culpados agora não é a solução, mas sim conscientizar as pessoas dos cuidados que elas devem ter e da necessidade do isolamento social neste momento.

“Não é o caso de esperar providência de governo algum. É usar o bom senso e se isolar. Parar de ir à rua, parar de entrar em loja, parar de almoçar em restaurante. Há semanas a cidade de Petrópolis devia estar em lockdown. Quanto antes isso acontecer, mais vidas serão salvas. A saída é a conscientização individual. Não precisa esperar o órgão público decretar o ‘fechamento’, faça você mesmo. Não saia de casa. Isso só não vale para quem trabalha em atividades essenciais, como os próprios hospitais, onde as pessoas são obrigadas a se expor aos riscos para salvar outras vidas. Estamos em colapso. Façamos todos a nossa parte”

Já o Hospital Santa Teresa, também referência na cidade, disse, por meio da assessoria, que a unidade está com 9 pacientes com confirmação de Covid-19 internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e 52 em unidade aberta, sendo 47 já confirmados e cinco casos sendo rastreados, nesta quinta.

MPs cobram a Justiça para que determine o fechamento de atividades em Petrópolis

Embora a prefeitura divulgue que ainda há leitos no SUS para internações de pacientes da Covid-19 e tenha informado que vai abrir 37 novos leitos – sem data divulgada –, os Ministérios Públicos Federal e Estadual estão cobrando da Justiça para que determine que o município retroceda as flexibilizações. A medida visa o fechamento de bares, igrejas, cinemas, eventos e atividades que gerem aglomeração até que os cálculos apontem risco de contágio baixo da Covid-19.

Enquanto isso, a prefeitura pede que a população respeite os decretos e reforcem as medidas preventivas. “Muitas pessoas ainda não perceberam o tamanho da responsabilidade que têm em suas mãos. Se cada um não fizer a sua parte jogaremos fora tudo o que conseguimos. Muitas famílias estão se contaminando porque estão se aglomerando em suas próprias casa. Por isso é importante não fazer esses eventos nem mesmo em casa, evitar as visitas de familiares e, em caso de extrema necessidade, usar sempre as máscaras”, comenta a Secretária de Saúde Fabíola Heck.

Questionada sobre a situação apresentada pelos hospitais da rede privada e sobre as medidas que serão tomadas, a prefeitura não se posicionou até a publicação desta matéria.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir