Connect with us

Petrópolis bate recorde de internações por Covid-19; número chega a 145 nesta sexta-feira

Cidade

Petrópolis bate recorde de internações por Covid-19; número chega a 145 nesta sexta-feira

O maior número registrado até então havia sido no último domingo (06), com 136 internações na rede pública e privada.

Petrópolis fechou a semana batendo o triste recorde de internações por Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com o boletim publicado pela prefeitura nesta sexta-feira (11), há 145 pessoas internadas em unidades públicas e privadas no município.

Tomando como base os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de internações no SUS é de 62,96% dos leitos clínicos e 68,75% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.

Foto Reprodução Internet

Até o momento foram realizados 86.287 testes na cidade. Deste total, 74.971 resultaram negativo, 9.992 positivos e 1.324 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Dos casos positivos de coronavírus, 325 pessoas vieram a óbito e 7.912 já estão recuperadas.

Prefeitura garante que há leitos, mas falta de médicos preocupa

No meio desta semana, um vídeo publicado pela Unimed Petrópolis pôs em dúvida a veracidade das taxas de ocupação de leitos hospitalares do SUS que vêm sendo divulgadas nos boletins diários da Covid-19. O vídeo dizia que a Unimed recebeu um mandado judicial do Estado do Rio de Janeiro para a internação de um paciente que estava em uma das UPA’s de Petrópolis devido à Covid-19. De acordo com o presidente da Unimed, Rafael Gomes de Castro, o sistema público de saúde corre risco de colapsar.

Em resposta, a prefeitura garantiu que ainda há leitos disponíveis para pacientes com a Covid-19 no SUS, mas a falta de médicos para atender o aumento da demanda preocupa. Buscando absorver o número de internações nas últimas semanas, a prefeitura anunciou que vai abrir mais 37 leitos de UTI e está remanejando mais médicos para o atendimento de pacientes de Covid-19.

“Estamos trabalhando para a formação das equipes que estarão à frente deste trabalho, mas alguns médicos que atuariam nas unidades foram afastados por estarem enquadrados no grupo de risco da Covid-19 e, outros, contraíram a doença”, explicou a Secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Foto: Silvio AVILA / AFP

Diante disso, a Secretária de Saúde chamou atenção da população para que colaborem com os decretos e mantenham as medidas preventivas, como o uso de máscara e que evitem aglomerações.

“Muitas pessoas ainda não perceberam o tamanho da responsabilidade que têm em suas mãos. Se cada um não fizer a sua parte jogaremos fora tudo o que conseguimos. Muitas famílias estão se contaminando porque estão se aglomerando em suas próprias casa. Por isso é importante não fazer esses eventos nem mesmo em casa, evitar as visitas de familiares e, em caso de extrema necessidade, usar sempre as máscaras”, reforça a Secretária de Saúde.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir