Connect with us

Coronavírus: infectologista alerta sobre os riscos das aglomerações e do relaxamento social em Petrópolis

Cidade

Coronavírus: infectologista alerta sobre os riscos das aglomerações e do relaxamento social em Petrópolis

Petrópolis fechou o mês de setembro batendo o triste recorde de óbitos com a Covid-19, mas mesmo assim os petropolitanos parecem estar cada vez mais voltando à rotina normal. Para o médico infectologista da Unimed Petrópolis, Dr. Marco Liserre, as aglomerações e o relaxamento social, somadas à falta de fiscalização, põem em risco o controle da doença no município.

“A falta de fiscalização com o distanciamento entre as pessoas e as mesas e quanto ao uso de máscara em locais como a 13 de Maio, evidentemente, aumenta a transmissibilidade do vírus e põe em risco o controle da Covid-19. Se tiver uma pessoa contaminada ela pode transmitir para todos que teve contato”, comenta o especialista.

Praça da Liberdade na última sexta-feira – Foto Reprodução Internet

Apesar de quase sempre assintomáticos ou sem complicações, o infectologista explica que os jovens são grandes vetores do coronavírus e, por isso, precisam agir com responsabilidade.

“Realmente é difícil ver pessoas jovens com complicações por conta da Covid-19, mas eles são transmissores assintomáticos e importantíssimos na cadeia de transmissão, assim como as crianças. A capacidade de transmissão delas para pessoas mais velhas é enorme”, alerta.

Para o especialista, voltar à rotina normal, como se a pandemia não existisse mais, é um ato de irresponsabilidade que precisa ser corrigido entre os petropolitanos.

“As pessoas devem ser responsáveis, não só por elas, mas pelos outros também. Você não ter os cuidados com o uso da máscara, higienização das mãos, evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social é um ato de irresponsabilidade com você e com os outros”, explica.

Foto Reprodução Internet

Operações de fiscalização nas ruas e em bares

Em defesa, a Prefeitura de Petrópolis disse estar controlando os focos de aglomerações da cidade através das equipes de fiscalização da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP) junto com a Polícia Militar, Posturas, Vigilância Sanitária e Procon.

Foto Divulgação PMP

Na noite da última sexta-feira (09/10), a prefeitura informou que as equipes de prevenção à Covid-19 atuaram na Praça da Liberdade, a Rua 13 de Maio, na Praça Caldas Viana e outros bairros como Praça Pasteur, na Castelânea.

Na Rua 13 de Maio, as equipes orientaram estabelecimentos e consumidores sobre a proibição de aglomeração nas calçadas.  Em todos os locais, pessoas que não utilizavam máscaras eram abordadas e informadas sobre o uso obrigatório. Representantes do Conselho Tutelar e da 1ª Vara da Infância e Juventude atuaram pedindo o documento de identidade de jovens supostamente menores de idade que consumiam bebidas alcoólicas. Caso menores de 18 anos fossem pegos com bebidas alcoólicas, seriam encaminhados à tenda dos órgãos para orientação e comunicação aos pais, porém não houve ocorrências nesse sentido. Uma van do Procon também auxiliou na operação.

“A Prefeitura de Petrópolis reforça que atua pela preservação de vidas, fiscalizando o cumprimento dos decretos municipais. Desde o início da pandemia o principal foco é a saúde dos petropolitanos”, disse a prefeitura, em nota.

Veja também > Cartilha do Petropolitano: como tomar decisões certas em meio à pandemia da Covid-19

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir