Connect with us

Drive-thru do bem: Festa do Padroeiro começa neste domingo na Catedral São Pedro de Alcântara

Agenda

Drive-thru do bem: Festa do Padroeiro começa neste domingo na Catedral São Pedro de Alcântara

Tradicional evento de Petrópolis esse ano acontece em formato adaptado, com retirada de quentinhas no local ou entregas em domicílio.

A tradicional festa de barracas em comemoração a São Pedro de Alcântara, padroeiro de Petrópolis e primeiro do Brasil, vai acontecer neste ano com drive-thru e de delivery, durante todos os domingos de outubro (4, 11, 18, 25), observando as medidas necessárias para este tempo de pandemia da Covid-19.

Foto: @dudubellotti

Nos dias 16, 17/10 (sexta-feira, sábado), às 19h, e dia 18/10 (domingo), às 18h30, será realizado o Tríduo em preparação para a celebração do dia do Padroeiro, respeitando também todas as medidas de segurança necessárias dentro dos templos. No dia 19/10, haverá missa às 8h e 19h.

As barracas servirão as tradicionais refeições dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, como também comidas tradicionais dos países da Alemanha, Espanha, Itália e Portugal. Uma estrutura para atendimento do público será montada na área externa da Catedral, para quem preferir retirar no local, das 11h às 15h. Quem quiser receber em casa pode fazê-lo, fazendo o pedido através do WhatsApp (24) 9 8829-1080.

Toda a renda obtida com a venda dos pratos típicos será destinada para as obras de manutenção da Catedral São Pedro de Alcântara.

Confira a programação e as opções de pratos:

Dia 04/10 – Alemanha – pernil, salada de batatas, chucrute e salsichão branco

Dia 11/10 – Espanha – Paella

Barraca da Família – Pastel e pão com linguiça

Dia 12/10 – Minas Gerais – Arroz, tutu, couve, costelinha de porco ou frango e torresmo

Barraca da Família – Pastel e Pão com linguiça

Dia 18/10 – Rio Grande do Sul – Arroz carreteiro, farofa, vinagrete, bife de alcatra e linguiça

Portugal – Bacalhau a Gomes de Sá com arroz branco

Porção de Bolinho de Bacalhau

Combo Lisboa -1 porção Bolinho de Bacalhau, arroz de bacalhau, 1 doce

Combo Porto – 1 porção de bolinho de bacalhau, bacalhau a Gomes de Sá, 1 doce

Doces Portugueses

Dia 25/10 – Itália – Lasanha com molho bolonhesa ou branco, nhoque, palha italiana

Quem foi São Pedro de Alcântara?

Petrópolis comemora o dia de São Pedro de Alcântara, patrono da Catedral, da cidade e primeiro padroeiro do Brasil, em 19 de outubro.

Santo espanhol da Ordem Franciscana, teve a devoção da família imperial portuguesa. São Pedro de Alcântara viveu em meio à decadência moral e espiritual da época e abraçou o ideal de Santidade numa vida marcada por intensa experiência de oração, penitência e caridade.

Sacerdote zeloso, pastor de almas, dedicava-se à pregação e impressionava a todos com seu eloquente testemunho. Tendo conhecido Santa Teresa d’Ávila, orientou-a em sua vida espiritual e na Reforma da Ordem Carmelita.

Adepto do pouco descanso, o santo quase não dormia para dedicar-se à oração. Quando dormia, o fazia sentado no chão e encostado na parede, tendo se tornado, por esse motivo, o padroeiro dos vigilantes noturnos.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir