Connect with us

Museu Imperial reabre ala direita do palácio com nova exposição temporária

Turismo

Museu Imperial reabre ala direita do palácio com nova exposição temporária

Seguindo o planejamento de reabertura gradual de seus espaços, o Museu Imperial reabriu, no último dia 30 de junho, a ala direita do Palácio Imperial de Petrópolis. Assim, estão abertos ao público os jardins, a loja, a cafeteria, o Pavilhão das Viaturas e duas alas do Palácio.

Foto Instagram @vanessaaranha_ e @tomsanchesf

Para a reabertura da ala direita, uma nova exposição temporária foi montada pelo Núcleo de Acervo Museológico. A exposição “Observando arte: um olhar sobre a pinacoteca do Museu Imperial” ocupa três salas e traz 42 obras, em sua maioria, pinturas a óleo do século XIX.

Cerca de 9% do acervo museológico do MIMP faz parte da exposição fixa do Palácio. As exposições temporárias oferecem aos visitantes uma oportunidade de conhecer as obras da reserva técnica da instituição.

O público também encontrará na ala direita a Sala do Primeiro Reinado e a loja do Museu Imperial.

Exposição – “observando Arte: um olhar sobre a pinacoteca do Museu Imperial”

Quando se pensa na palavra “museu”, a ideia de quadros expostos em paredes costuma vir à mente. Realmente, muitos museus possuem em seus acervos coleções de pinturas em variadas técnicas e temáticas, formando o que se denomina pinacoteca.

Sala Retratos – Foto Divulgação

A pinacoteca do Museu Imperial é composta por 293 quadros entre os diversos gêneros pictóricos, que classificam uma obra de arte de acordo com seus aspectos técnicos, estilísticos e temáticos. A exposição “Observando Arte: um olhar sobre a pinacoteca do Museu Imperial” apresenta três deles: retrato, paisagem e marinha. Destacando principalmente a produção do século XIX, poderão ser contemplados artistas como Edouard Vienot, Batista da Costa, Edoardo de Martino, Félix Émile Taunay, François Renée Moreaux, Karl Ernest Papf.

Painel Principal – Foto Divulgação

Durante a exposição, o visitante poderá observar como cada pintor se relacionava com a representação do mundo e das pessoas à sua volta. Além disso, também contemplará a importância do olhar, ou seja, a forma como os artistas interpretaram seu entorno e como, hoje, a mesma tela é (re)interpretada. Partindo do todo da obra, o olhar tende a seguir o caminho que o pintor compôs através do uso da luz, das cores e das formas, assim, o Núcleo de Acervo Museológico do Museu Imperial convida os visitantes para observarem as pinturas expostas, explorar seus detalhes, imaginar as escolhas do pintor sobre o que retratar ou não em suas obras e pensar sobre a relação entre a representação e a realidade.

Instruções para visitação

A visitação ao Palácio acontece de terça a sábado, das 10h às 16h, em grupos de 25 pessoas por hora, com ingressos a R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

Para realizar a visitação, é necessário o agendamento através dos telefones (24) 2233-0313 e (24) 2233-0345, disponíveis para o atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h. A agenda é aberta semanalmente, ou seja, o visitante só pode realizar o agendamento na semana anterior à visita. Guias de turismo podem acompanhar grupos de até três pessoas.

Os visitantes devem chegar com 20 minutos de antecedência para o pagamento e a retirada dos ingressos, que só podem ser adquiridos no dia da visita.

Ao entrar no Complexo Museu Imperial, é necessário passar por uma barreira sanitária com aferição de temperatura. O uso de máscara cobrindo nariz e boca é obrigatório. Além disso, totens de álcool em gel estão espalhados por diversos espaços.

Os guarda volumes não estão disponíveis. É permitida a entrada com bolsas de até 50cm x 30cm x 20cm

As clássicas pantufas do Museu Imperial permanecem durante o passeio, e, para segurança dos visitantes, são higienizadas através de oxi-sanitização.

Visitação:

De Terça-feira a sábado

Palácio: 10h às 16h – mediante agendamento

Jardins: 8h às 17h

Pavilhão das Viaturas: 10h às 17h

Loja/Cafeteria: 10h às 18h

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ

Telefone: +55 24 2233-0300

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir