Mais setores do comércio e restaurantes estão autorizados a reabrir na próxima semana em Petrópolis
Reunião neste sábado (22/06) analisou setores que ainda estavam com restrição e que poderão voltar a atender, seguindo normas sanitárias.
O prefeito Bernardo Rossi anunciou a flexibilização de mais setores de comércio e serviços a partir de segunda-feira (22/06). A decisão foi tomada em uma reunião virtual com secretários municipais que analisou o enfrentamento ao coronavírus na cidade. De acordo com a prefeitura, o principal motivo para a retomada dessas atividades foi a queda na ocupação de leitos de UTI em Petrópolis, que alcançou 19,83%, e de leitos clínicos, com 23,21% neste sábado (20/06). Também ficou determinado que restaurantes poderão retomar o atendimento presencial de clientes a partir de quinta-feira (25/06), sem self-service e com metade da capacidade.
Centro Histórico / Arquivos Sou Petrópolis
Outra decisão tomada neste sábado é que a prefeitura vai estudar, com representantes da Rua Teresa e do setor de hotelaria, a possibilidade de flexibilizar o controle sanitário realizado nas entradas da cidade. Cabe ressaltar, no entanto, que até essa decisão, o controle sanitário continua sendo realizado da mesma maneira, impedindo a chegada de veículos vindos de outros municípios ou estados.
Todos os estabelecimentos que vão reabrir na segunda-feira e os restaurantes deverão seguir as normas de atendimento e de higiene definidas pela Vigilância Sanitária.
“Nós temos um compromisso muito claro com a saúde do petropolitano. Desde o início do enfrentamento da pandemia na nossa cidade, todas as nossas ações têm caminhado nesse sentido, de garantir a saúde de todos. E temos sido muito bem sucedidos nesse trabalho. Fomos uma das primeiras cidades a adotar medidas para combater o coronavírus e continuamos nessa luta. Estamos ampliando a testagem, estamos trabalhando para oferecer mais leitos de UTI e para garantir que o petropolitano vai encontrar o atendimento necessário, temos duas unidades públicas dedicadas ao tratamento de pessoas com Covid-19 (Hospital Nelson de Sá Earp e a UPA Vermelha) e adotamos uma série de medidas para evitar aglomerações e incentivar a higienização”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
De acordo com a prefeitura, Petrópolis conta, hoje, com 116 leitos de UTI, com 19,83% de ocupação (dados deste sábado). O município também está ampliando a testagem da população, fazendo uma média de 23 testes por dia.
Retomada de novas atividades na próxima semana
Voltam a funcionar nesta segunda-feira (22/06) as seguintes atividades: laboratórios de curso superior e técnico (anatomia, gastronomia, engenharia, entre outros); lojas de utensílios domésticos; lojas de produtos naturais; pet shops; comércio de plantas e flores; lojas de brinquedos; lojas de departamento e magazines; lojas de variedades; aulas individuais de tênis; atendimento presencial de empresas ou concessionárias de serviços como água, luz, telefonia, internet e gás; serviços administrativos e secretaria de universidades, escolas particulares, cursos de idiomas e cursos profissionalizantes – neste caso, importante frisar que as aulas presenciais ainda não estão autorizadas.
Foto Divulgação / PMP
“Todos os estabelecimentos desses novos setores que vão retomar as atividades devem seguir rígidos protocolos de atendimento e de higienização para garantir a segurança dos clientes. Vamos continuar com a fiscalização para garantir o cumprimento de todas essas medidas determinadas pela Secretaria de Saúde do nosso município”, ressalta o prefeito.
A prefeitura também decidiu que restaurantes poderão retomar a partir de quinta-feira (25/06) atendimento presencial (não apenas restrito ao delivery). No entanto, não será autorizado a modalidade self-service. Os restaurantes que reabrirem também ficam sujeitos a seguir normas de atendimento, como limite de 50% no número de clientes, e de higiene dos estabelecimentos.
Ainda nesta semana, a prefeitura vai se reunir com representantes de lojistas da Rua Teresa e do setor de hotelaria para debater a possibilidade de flexibilização do controle sanitário instalado nas entradas da cidade. A proposta que será analisada é a possibilidade de permitir o ingresso de ônibus, vans ou mesmo carros de passeio para compra em uma loja do polo de moda ou então mediante comprovação de reserva em hotéis e pousadas do município.