Connect with us

Terça-feira é marcada por descumprimento do isolamento social e ruas lotadas no Centro de Petrópolis

Cidade

Terça-feira é marcada por descumprimento do isolamento social e ruas lotadas no Centro de Petrópolis

Grande movimento tem sido observado em locais como Rua do Imperador e Paulo Barbosa. 

O pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Estado e do município foi: o momento é de permanecer em casa com o objetivo de frear a disseminação da COVID-19. Mesmo assim, o retrato do Centro de Petrópolis nesta terça-feira (07/04) é exatamente o contrário. Nas principais ruas do Centro da cidade, podem-se avistar aglomerações em estabelecimentos comerciais como farmácias, supermercados, bancos, padarias, entre outros. Em sua maioria, idosos andando sozinhos parecendo não perceber a gravidade da atual situação.

Veja também: Agências do Itaú são autuadas e intimadas a reabrirem após aglomeração flagrada no Centro Histórico

Foto tirada nesta terça-feira (07/04) na Rua Paulo Barbosa / Fernanda Ortega via grupo de WhatsApp

“Já pedimos, fizemos campanhas, informamos e aconselhamos, mas não podemos prender as pessoas em casa. A cidade está se preparando e se estruturando para lidar com os casos de contaminação da melhor maneira possível, mas precisamos evitar a disseminação em massa para que nossas unidades hospitalares sejam capazes de atender a todos. Precisamos de ajuda por parte da população e para isso basta que as pessoas permaneçam em casa”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Foto tirada nesta terça-feira (07/04) na Rua Paulo Barbosa / Fernanda Ortega via grupo de WhatsApp

Segundo o Procon, algumas lojas ainda insistem em manter o atendimento aos clientes, mesmo após a determinação, por decreto municipal, proibindo a ação, o que dificulta ainda mais o isolamento e atrai pessoas às ruas. Comerciantes baixaram as portas, mas fazem as vendas do lado de fora das lojas buscando as mercadorias e causando um entra e sai dos estabelecimentos. Na última semana, várias lojas que foram alvo da fiscalização do Procon e SSOP, tiveram suas portas fechadas na cidade.

O que os médicos pensam disso?

Na opinião dos médicos que atuam na linha de frente das unidades de saúde, um perigo real e que pode trazer o colapso do sistema de saúde a Petrópolis. “Descumprir o isolamento social é um dos maiores erros cometidos pelas pessoas. Entendemos os problemas e prejuízos de todos, mas precisamos zelar pelo bem-estar geral. Se as pessoas insistirem em permanecer nas ruas o vírus vai circular com força total e diversos casos vão aparecer ao mesmo tempo na cidade, causando diversos problemas. Os petropolitanos devem se conscientizar o mais depressa possível”, afirmou o médico infectologista, José Henrique Castrioto.

De acordo com a última atualização divulgada pela Vigilância Epidemiológica, a cidade tem 173 casos desde que teve início a contagem de registros. Destes, 57 já testaram negativo para coronavírus, 29 obtiveram resultado positivo, 87 permanecem aguardando os resultados dos exames, realizados pelos laboratórios do Estado e Laboratório de Corrêas, 29 permanecem internados e 1 pessoa veio a óbito. Além disso, a Secretaria de Saúde de Petrópolis investiga mais 7 óbitos com sintomas da Covid-19.

Veja também:

Petrópolis implementa operação “Fique em Casa” e amplia medidas de controle sanitário

Jornalista cria site reunindo serviços de delivery em Petrópolis para apoiar a economia local

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Secretaria de Saúde esclarece sobre supostos resultados positivos de coronavírus no Laboratório de Corrêas

Decreto com medidas de restrição é prorrogado até o dia 15 de abril em Petrópolis

Petropolitanos que moram em outros países reforçam a necessidade do isolamento social para conter coronavírus

Prefeitura de Petrópolis explica em detalhes o passo a passo da realização dos exames do coronavírus

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir