Connect with us

Petrópolis implementa operação “Fique em Casa” e amplia medidas de controle sanitário

Cidade

Petrópolis implementa operação “Fique em Casa” e amplia medidas de controle sanitário

Secretarias municipais e órgãos de segurança intensificaram fiscalização sobre decretos que impedem aglomerações na cidade. Município vai instalar barreiras físicas em 10 entradas da cidade.

A prefeitura colocou em prática nesta sexta-feira (03.04) a operação “Fique em Casa”, que vai rodar a cidade com orientação para que as pessoas respeitem as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a propagação do novo coronavírus. Secretarias municipais e órgãos de segurança intensificaram ações de fiscalização sobre os decretos que impedem aglomerações na cidade, como o funcionamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial.

Foto Divulgação

Além disso, a prefeitura está ampliando as medidas de controle sanitário em Petrópolis, com a instalação de barreiras físicas em 10 entradas da cidade. O objetivo é forçar que veículos vindos de outros municípios passem pelo controle implementado nos pórticos do Quitandinha e do Bingen, no Alto da Serra e no Trevo de Bonsucesso, onde os motoristas e passageiros são abordados sobre a origem, destino e motivo da viagem e o estado de saúde. Essas barreiras físicas começaram a ser colocadas também nesta sexta.

Foto Divulgação

“Essa equipe está toda nas ruas, se expondo, para cuidar das famílias dos petropolitanos. Todos os nossos decretos restritivos, decretos de proibição, são para diminuir a curva de coronavírus e Petrópolis conseguir sair o mais rápido possível, da melhor forma, desse momento que todo mundo vem passando. Nós estamos acompanhando a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o ministro da Saúde que já disse que, conforme essa curva aumentar, vão faltar equipamentos, vão faltar EPIs. Nós estamos acompanhando também o secretário de Estado de Saúde, todas as autoridades de saúde, mas é importante cada cidadão fazer a sua parte. Esse é o recado para cada pessoa: fique em casa”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

Nesta sexta, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Federal, Guarda Civil, CPTrans, Fiscalização de Posturas, Defesa Civil, Procon, Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde entregaram material informativo e orientaram pessoas que estavam na rua a voltar para casa para se proteger contra o novo coronavírus – vetor do Covid-19. Um carro de som percorreu várias ruas com mensagem de orientação sobre as medidas preventivas e recomendação paras as pessoas ficarem em casa.

“Você sempre pode contar com o Corpo de Bombeiros. Todos os dias, nossos bombeiros estão em todas as ocorrências e todos sabem que podem contar com a gente. E agora, nós podemos contar com cada um de vocês? Fique em casa, por favor”, pediu o comandante do 15º Grupamento de Bombeiros Militares, tenente-coronel Gil Kempers.

“A nossa rede está preparada para atender a população, mas nós apelamos a todos: fique em casa. Faça a sua parte nessa luta contra o coronavírus”, disse o infectologista da rede municipal de saúde, José Henrique Castrioto.

Todos esses órgãos continuam intensificando a fiscalização sobre o funcionamento de bares (totalmente vetado), restaurantes (que pode atender apenas por encomendas) e do comércio de produtos não essenciais. O Procon e a Fiscalização de Posturas recebem denúncias e estão atuando para garantir, junto com os órgãos de segurança, o cumprimento dos decretos municipais.

Foto Divulgação

Nesta sexta, 10 estabelecimentos foram obrigados a fechar as portas e um deles, uma loja de cosméticos com presença de clientes, foi autuada por descumprir a determinação municipal. Os fiscais também orientaram pessoas que estavam em filas de banco aguardando atendimento para manterem distanciamento entre elas.

Em 10 entradas da cidade, a Secretaria de Obras está instalando barreiras físicas que impedem a passagem de veículos. Nesta sexta, foram colocadas manilhas nas ruas Nicarágua (Quitandinha) – próximo à Casa do Alemão; Luiz Winter (Duarte da Silveira); Rua Emídio Tavares (localidade conhecida como Rio da Cidade); e Galdino Pimentel (Capela) e um acesso paralelo em Bonsucesso. Ainda serão colocadas barreiras físicas na entrada da Mosela, Moinho Preto, Barra Mansa, Arranha-Céu, Catobira e Castelo Itaipava. Quem tentar chegar a Petrópolis vai necessariamente ter que passar pelo controle sanitário no Quitandinha, Bingen, Alto da Serra e Trevo de Bonsucesso.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir