Connect with us

Idade, óbitos suspeitos e bairros: confira o levantamento de dados da COVID-19 em Petrópolis

Cidade

Idade, óbitos suspeitos e bairros: confira o levantamento de dados da COVID-19 em Petrópolis

O levantamento foi realizado na tarde da última quarta-feira (01/04) e buscou como base as informações obtidas com a Vigilância Epidemiológica de Petrópolis. Números revelam que, em aproximadamente um mês, houve crescimento expressivo na quantidade de pessoas atendidas nos pontos de apoio, nos casos suspeitos e nos diagnósticos confirmados através dos exames realizados nos laboratórios do Estado. Veja os gráficos e dados abaixo:

Fonte: Secretaria de Saúde de Petrópolis

*Vale lembrar que esses números não incluem os casos registrados pelos laboratórios particulares de Petrópolis, como explica no final desta matéria.

Até o momento, mais de 900 pessoas já passaram por atendimento nos dois pontos de apoio montados na cidade, ao lado da UPA Centro e em Itaipava. Destas, 624 geraram notificações durante seus atendimentos. As notificações são disparadas a partir do momento em que o médico, através de avaliação clínica, fecha o diagnóstico como possível confirmação para a COVID-19.

De todos os 624, 141 casos foram considerados suspeitos, ou seja, os pacientes tiveram seus exames coletados e enviados aos laboratórios do Estado. Deste montante, 36 exames testaram negativos e 17 testaram positivos para o novo Coronavírus. Permanecem em análise, hoje, 88 exames, isto é, na espera pela divulgação dos resultados por parte do Estado.

Até a tarde desta quinta-feira (02/04), 30 internações foram realizadas no município, sendo 18 em leitos clínicos, ocupados por pacientes que não apresentam quadro crítico da doença, e 12 em UTIs, em estado mais grave. Também até a tarde desta quinta-feira (02/04), Petrópolis contabiliza 07 óbitos, sendo 06 deles considerados suspeitos (aguardando resultado de exames) e apenas 01 confirmado, referente ao homem de 65 anos que permaneceu internado em unidade privada e foi contaminado durante viagem ao Egito.

Fonte: Secretaria de Saúde de Petrópolis

Em relação aos casos ainda suspeitos por local e tipo de internação, os dados acima são bem claros. Pacientes internados em leitos clínicos, ou seja, com quadro clínico estável e sem gravidade, estão representados em amarelo. Até o momento somam um total de 18, sendo 2 no Hospital Alcides Carneiro, 3 no Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp, 1 no Hospital Santa Teresa, 1 no SMH e 9 no Hospital Unimed (unidades privadas), 2 na UPA Itaipava e 1 na UPA Cascatinha.

Já os pacientes internados em quadro crítico ou que inspiram mais cuidados, estão indicados em vermelho. Hoje, são um total de 12 no município, sendo 5 no Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp, 3 no Hospital Santa Teresa, 1 no SMH e 3 no Hospital Unimed, no bairro Bingen.

CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 POR BAIRRO:

Fonte: Secretaria de Saúde de Petrópolis

O levantamento traz, ainda, a quantidade relativa às confirmações de casos da doença distribuída por alguns bairros da cidade. Segundo a atualização realizada na tarde desta quinta-feira (02/04), o Centro da cidade é o local com o maior número de casos, 18 ao todo. Em seguida, Itaipava aparece com 14 casos, seguida pelo bairro Quitandinha, com 11. Em distribuição mais próxima estão bairros como Bingen, Castelânea e Mosela, entre outros.

Fonte: Secretaria de Saúde de Petrópolis

Observando o gráfico acima, pode-se verificar que a maior incidência dos casos está, surpreendentemente, relacionada às pessoas com idade entre 40 e 49 anos e que, idosos na faixa de 50 a 69, se somados, representam quantidade inferior.

Fonte: Secretaria de Saúde de Petrópolis

No gráfico acima, tem-se os números relativos aos casos diários suspeitos de Coronavírus na cidade. Segundo os números, a cidade sofreu um crescimento expressivo na quantidade de casos nas duas últimas semanas, devido aos pacientes possivelmente contaminados e aguardando o resultado dos exames. Mais recentemente podemos perceber a queda dos números devido às medidas e decretos realizados pela prefeitura de Petrópolis, como o fechamento de escolas e comércio e cerco sanitário nos principais pontos de acesso à cidade.

Fonte: Secretaria de Saúde de Petrópolis

Finalizando, o gráfico acima mostra um perfil dos pacientes por tipo de internação e situação. Estrategicamente, todos estão representados pelas cores vermelha (casos confirmados de COVID-19), verde (casos descartados de COVID-19) e amarelo (casos em análise e que ainda aguardam o resultado dos exames). Os casos estão subdivididos em internação clínica ou em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), entre as seguintes unidades de saúde de Petrópolis: Hospital Alcides Carneiro, Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp, Hospital Santa Teresa, Hospital Unimed, SMH, UPA Itaipava e UPA Cascatinha.

*Casos confirmados em laboratórios particulares

Vale lembrar que esses números ainda não incluem os casos registrados pelos laboratórios particulares de Petrópolis. Segundo Matheus Baffi, diretor comercial do Laboratório de Corrêas, já foram registrados 30 casos da Covid-19 nesse laboratório privado. Contudo, Matheus explicou à Sou Petrópolis que não são 30 novos casos, pois alguns já entraram na contagem da Secretaria de Saúde.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Petrópolis explicou que esses números ainda não entraram nas estatísticas do município, porque o setor de epidemiologia precisa analisar caso a caso. “É importante saber quem são esses pacientes, se já constam na lista oficial do município e avaliar se são moradores de outras cidades. Vale ressaltar que a cidade contabiliza, apenas, casos confirmados de moradores de Petrópolis. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não homologou os casos como sendo de Petrópolis. Nesta sexta-feira (03/04) será realizada uma reunião para tratar sobre o assunto”, explica a assessoria da Secretaria de Saúde.

Medidas de prevenção ao coronavírus

– Evitar sair de casa e ir a locais aglomerados e sem ventilação;
– Lavar as mãos com água e sabão com frequência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
– Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para a higienização;
– Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas;
– Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz;
– Usar lenço descartável;
– Evitar contato próximo com pessoas com sintomas da doença.

Veja também:

Petropolitanos que moram em outros países reforçam a necessidade do isolamento social para conter coronavírus

Entenda por que os exames para Covid-19 demoram para ter um resultado

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Confira as principais dúvidas e respostas sobre o coronavírus em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir