Connect with us

Câmara aprova projeto de lei para suspender cobrança de luz em estabelecimentos comerciais

Cidade

Câmara aprova projeto de lei para suspender cobrança de luz em estabelecimentos comerciais

Com 11 votos, os vereadores aprovaram, nesta segunda-feira (30.03), Projeto de Lei de autoria do vereador Jamil Sabrá (PSC) e coautoria do vereador Hingo Hammes (PTB) que suspende a cobrança da taxa da iluminação pública dos estabelecimentos comerciais que foram obrigados a fechar as portas por conta da aplicação das medidas restritivas para contenção do coronavírus. A proposta, aprovada em primeira e segunda discussão, em regime de urgência especial durante sessão realizada por videoconferência, tem validação pelo período de duração do Decreto Municipal n° 1.103 que trata das medidas restritivas de abertura dos estabelecimentos comerciais na cidade.

Foto Reprodução Internet / Getty Images

A proposta tem como objetivo amortizar o impacto econômico sofrido pelos estabelecimentos comerciais que foram obrigados a interromper seus trabalhos durante este período de quarentena. Essa taxa que, caso aprovada pelo prefeito Bernardo Rossi, deixará de ser cobrada, tem como finalidade a manutenção do serviço de iluminação pública na cidade. O valor cobrado pela CIP – Contribuição de Iluminação Pública – em Petrópolis é feito com base na Lei Municipal 5951 de dezembro de 2002 e é calculada utilizando o consumo de energia elétrica (Kwh) da conta como parâmetro.

“Este é um momento de grande sensibilidade onde todos estão cortando da própria carne, fazendo concessões e abrindo mão de alguma coisa em prol do bem maior, que é manter a saúde da nossa população resguardada. Então, com essa proposição entendemos que o governo irá, minimamente, contribuir para que a situação desses estabelecimentos não sejam ainda piores quando for retomada a normalidade do dia a dia do petropolitano”, avalia o vereador autor da proposta, Jamil Sabrá.

Na semana passada, a Câmara já havia aprovado, com 13 votos, indicação legislativa que abordava o mesmo tema. No entanto, devido à necessidade urgente de adequação ao momento vivido por Petrópolis e por estabelecimentos de todo o mundo, o vereador busca, através do Projeto de Lei, agilizar os procedimentos.

Agora, o Projeto de Lei será enviado à Prefeitura para sanção ou veto do executivo municipal.

Veja também:

Petropolitanos que moram em outros países reforçam a necessidade do isolamento social para conter coronavírus

Petrópolis confirma mais dois casos positivos de coronavírus nesta segunda-feira

Entenda por que os exames para Covid-19 demoram para ter um resultado

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Confira as principais dúvidas e respostas sobre o coronavírus em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir