Connect with us

Coronavírus em Petrópolis: saiba o que é mito e verdade

Cidade

Coronavírus em Petrópolis: saiba o que é mito e verdade

A Secretaria de Saúde do Município e um especialista em infectologia da FMP esclareceram o que foi confirmado até o momento e como a cidade vem se preparando.

(Atualizado, às 12h47, do dia 16 de março)

Diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, é difícil dizer o que se espalha com mais rapidez: a doença ou as suposições circuladas nas redes sociais. Sabendo disso, recolhemos e apuramos alguns dados junto à assessoria da Secretaria de Saúde do Município para diferenciar, de vez, o que é mito e verdade sobre o quadro da cidade.

Foto: Henry Kappaun / Instagram: @fuipra_rua

Já há casos confirmados na cidade?

Por enquanto não. De acordo com a Secretaria, durante o mês de março dez casos de suspeita de coronavírus deram entrada em hospitais da cidade. Eles estão em observação e aguardam o resultado dos testes. Em fevereiro houve quatro casos de suspeita, mas todos foram liberados após seus exames atestarem negativo para o COVID-19.

Segundo a secretária de Saúde, Fabíola Heck, Petrópolis ainda está no nível zero na escala que mede a propagação da doença, isto é, todos os casos suspeitos sob investigação são “importados” de outras cidades e países. “São pessoas que voltaram de viagem e, em algum momento, possam ter se contaminado.”, garantiu a secretária.

Como o município está se preparando para atender os pacientes com coronavírus?

Segundo a Secretaria de Saúde, “sem pânico e sem caos”. Nesta última sexta-feira (13), a prefeitura anunciou algumas das medidas do plano de contingência, como a instalação de pontos de apoio ao lado da UPA do Centro. O local funcionará durante 24 horas com equipe especializada contendo um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista com ambulância. 

Além disso, foram feitas reuniões com médicos e enfermeiros das áreas de epidemiologia e infectologia e anunciado o adiamento de 25% do 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas).

Como operam as escolas e universidades da cidade?

A partir da próxima semana serão antecipadas as férias escolares de 15 dias de toda a rede municipal de ensino. Seguindo as devidas orientações como forma de prevenir a disseminação do coronavírus e após o decreto do governador Wilson Witzel, que determina a suspensão das aulas, instituições de ensino da rede privada começaram a adotar a medida em Petrópolis.

E o calendário de eventos? Segue confirmado?

Na manhã da última sexta-feira (13), a prefeitura anunciou o adiamento de alguns eventos que aconteceriam neste fim de semana, como a Feira Deguste, o Petrópolis Sommer Festival e a própria solenidade pelo 177º aniversário da cidade. Foi divulgado ainda que, também como forma de prevenção, o Museu Imperial ficará fechado nos dias 14, 15 e 17. 

Neste sábado (14), a prefeitura publicou um decreto suspendendo pelos próximos 30 dias eventos e atividades com aglomeração de pessoas. A medida vale para todos os shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas, – mesmo previamente autorizado pelo município.

Sobre o Coronavírus (COVID-19)

Quais são os sintomas e quem está na categoria de risco?

Às vezes semelhante a um resfriado comum, o coronavírus atinge, principalmente, as vias respiratórias do infectado, podendo causar tosse e febre alta. Com isso, além de pessoas com quadros de baixa imunidade – como idosos – , aqueles com predisposição para doenças pulmonares e asmáticos devem ficar atentos a mudanças em seus quadros.

Qual é a melhor forma de evitar o coronavírus?

A higienização é chave na prevenção ao coronavírus. Transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente, ele torna fundamental a limpeza das mãos frequentemente. Também é recomendável que se evite locais aglomerados – daí os recentes cancelamentos de eventos – e o contato com quem apresente os sintomas citados ou que tenha voltado recentemente de viagem do exterior.

No caso da aparição de sintomas, como devo proceder?

É importante que os pacientes prestem atenção à intensidade com que os sintomas se manifestam. A recomendação da secretaria de Saúde é que, antes de ir ao hospital, a população busque os postos de saúde do Município onde, avaliados, poderão ser encaminhados ou não a um dos pontos de apoio da cidade.

O que dizem os especialistas?

Para o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), o pediatra e infectologista Dr. Paulo César Guimarães, por se tratar de uma pandemia, países desenvolvidos estão voltados à elaboração de uma vacina contra o coronavírus. Contudo, enquanto ela não fica pronta, a alternativa é se vacinar contra a própria gripe:

“No Brasil eles vão dar a vacina contra a gripe mais cedo, exatamente para que não haja confusão. Se a população estiver toda vacinada e houver uma gripe mais forte, vão haver grandes chances de ser o coronavírus. É claro que existem testes, mas num primeiro momento você tem um respaldo. Por isso as pessoas devem se vacinar”.

Foto Ilustrativa
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir