Connect with us

Decreto suspende por 30 dias eventos com aglomeração de pessoas em Petrópolis

Cidade

Decreto suspende por 30 dias eventos com aglomeração de pessoas em Petrópolis

A medida tem foco na prevenção do contágio e no combate da propagação do coronavírus.

A prefeitura publicou decreto suspendendo pelos próximos 30 dias eventos e atividades com aglomeração de pessoas. A medida vale para todos os shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas, – mesmo previamente autorizado pelo município -, e tem como foco prevenir o contágio e a propagação do coronavírus. Programas coletivos, como cinema, parques, teatro e afins, também estão incluídos. A determinação começou a valer na última sexta-feira (13.03) e foi anunciada pelo prefeito Bernardo Rossi em coletiva para a imprensa.

Por conta disso, o PlayCity, instalado no Parque Municipal, em Itaipava, ficará fechado. O show do cantor Mumuzinho, que seria realizado no Petropolitano, também foi adiado. O Departamento de Fiscalização Tributária, da Secretaria de Fazenda, esteve neste sábado (14.03) comunicando os estabelecimentos que tinham eventos previamente agendados para este fim de semana sobre o decreto.

Foto Divulgação Play City

Além deles, os eventos relacionados ao aniversário da cidade estão suspensos, dentre eles as solenidades oficiais – exceto a missa celebrada pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, às 9h30, na Catedral São Pedro de Alcântara -, a Deguste, o Petrópolis Sommer Festival, além do evento em comemoração aos 30 anos da Comunidade Católica Jesus Menino, no Parque Municipal, em Itaipava.

As outras medidas do decreto foram anunciadas pelo prefeito Bernardo Rossi ontem (13). Na ocasião, o prefeito anunciou o adiantamento de 15 dias das férias escolares e o pagamento de 25% do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas). Projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura também foram adiados.

“As medidas são duras, mas são antecipadas, de prevenção. É importante que a população evite locais com grande aglomeração. Acreditamos que dessa forma, organizada e antecipada, vamos conseguir evitar a propagação da doença. Além disso, continuaremos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do governo do Estado”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Além disso, na UPA Centro, será mantido um ponto de apoio para atendimento 24 horas das pessoas com suspeita da doença. Na cidade, há seis casos suspeitos, aguardando a confirmação dos exame. As férias escolares das redes municipal e particular serão antecipadas para a próxima terça-feira (17.03) e valem por 15 dias. As aulas do Agita Petrópolis e da Academia da Saúde estão suspensas temporariamente. O Circuito Imperial de Lazer está mantido por acontecer ao ar livre.

A Secretaria de Assistência Social está suspendendo as reuniões de CadÚnico e dos Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O Restaurante Popular, por se ter uma grande concentração de público idoso, passará a entregar as refeições em material descartável para evitar a aglomeração nos espaços. O cardápio será reforçado nutricionalmente, já que a maioria dos usuários é formado por idosos. No caso do Programa Criança Feliz será providenciado o álcool em gel para às famílias e máscara para que as visitadoras usem nas visitas. A Assistência ainda vai suspender as ações sociais e as visitas domiciliares por um mês. Havendo necessidade o acompanhamento deverá acontecer por telefone. Sendo assim, ainda haverá o acompanhamento das famílias, minimizando os riscos.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir