Connect with us

Um dia no Rocio: o que fazer, onde comer e onde se hospedar no local

Roteiros

Um dia no Rocio: o que fazer, onde comer e onde se hospedar no local

Dicas de como aproveitar o dia na região

*Matéria atualizada às 18h49 do dia 5 de setembro de 2023

Passamos um dia no Rocio e listamos aqui os pontos mais incríveis dessa experiência. Com uma das cachoeiras mais belas de Petrópolis, almoço com trutas escolhidas a dedo e um pôr do sol de tirar o fôlego, esse é um dos nossos roteiros preferidos da cidade.

Foto: @soupetropolis

Como chegar no Rocio:

Pegue a BR-040 em Itaipava, sentido Juiz de Fora x Rio, no km 76 fique atento a placa que indica a saída para o Rocio, ela te leva direto a uma estrada bem estreitinha mas é ótima para entrar no clima do local.

Foto: Google Maps

O que fazer na região:

1. Poço Negro (Poção)

Como chegar: Depois de percorrer cerca de cinco quilômetros na região do Rocio, você chegará a uma ponte sobre um rio, vire à direita e após alguns metros terá um acostamento onde você pode estacionar o carro. A entrada da trilha fica logo à frente e é bem discreta. Fique atento! Depois de cinco minutos de caminhada na trilha você vai encontrar a linda cachoeira Poço Negro, também conhecida pelos locais como poção.

Fotos: Reprodução/Instagram – @marimedeiros25 – @trilheiros_mp

Sobre a cachoeira: A área para mergulho é bem grande e bate sol o dia todo, portanto, esse pedacinho de paraíso costuma ficar bem cheio nos fins de semana. Para aproveitar da melhor forma possível indicamos chegar bem cedinho e curtir a enorme piscina natural no período da manhã.

  • Tome cuidado! Em caso de chuvas nos dias anteriores a trilha pode ficar molhada e escorregadia e a piscina natural com muitas folhas.
  •  Não esqueça de levar uma sacolinha para recolher o seu lixo e ajudar na preservação do local.

2. Almoço no Trutas do Rocio

Para continuar o dia de passeio a dica é curtir o delicioso almoço no Trutas do Rocio em meio à natureza. Os donos do restaurante – um casal super simpático –  criam as próprias trutas e garantem um atendimento muito especial. Além das trutas sempre fresquinhas, a comida é caseira e um sucesso na região.

Como chegar: saindo da trilha da cachoeira você deve voltar até a ponte, porém, ao invés de retornar por onde veio, deve seguir reto após a ponte por aproximadamente 1,5km.

Foto: @soupetropolis

Dicas do que pedir:  As opções de entradinhas são deliciosas e merecem a sua atenção. Então essa é a primeira dica: não pule as entradinhas! A gente recomenda o bolinho de truta e o ceviche. Provamos várias opções do cardápio durante as nossas visitas, mas as nossas preferidas são: Truta ao Molho de Amêndoas, Truta ao Molho de Alho Poró e Truta na Manteiga Verde. Como acompanhamento, indicamos o arroz de amêndoas que é uma delícia! Para fechar a refeição com chave de ouro, não deixe de provar a sobremesa mais famosa do restaurante, o Cala boca, que inclui: três sabores de sorvete artesanal, doce de banana, torrão de chocolate, marshmellow, calda e castanha.

  • O restaurante tem estacionamento bem ao lado e é gratuito.
  • É bom lembrar que é preciso fazer a reserva antes, pois o espaço do chalé principal é bem pequenininho e acomoda poucas pessoas por vez. Reservas: (24) 2291-5623.

Com o tempo firme, na hora da reserva, você pode optar por um dos quiosques que ficam na área externa do restaurante.  Além de ser um charme, você fica mais próximo da natureza e da criação de trutas, que é logo ao lado. A opção de comer no próprio restaurante também não deixa a desejar, o chalé tem uma construção rústica e integrada à natureza, além de receber sempre a visita do Chico, o miquinho que é o xodó da casa.

Endereço: Estrada da Vargem Grande, 6.333 – Rocio

Mais informações e reservas: (24) 2291-5623 ou @trutasdorocio

3. Pôr do sol na Pedra do Bonet

Após o almoço, descansamos por ali mesmo e em seguida pegamos outra trilha em busca de um das vistas mais lindas da serra carioca. O pôr do sol na Pedra do Bonet é uma experiência única na cidade.

Como chegar: a entrada da trilha fica a três minutos do Trutas do Rocio. Em casos de dúvidas você pode pedir orientação para eles mesmos que são todos muito solícitos! A entrada da trilha é bem discreta, então fique atento!

Foto: @trilhandomontanhas
  • A trilha é moderada, bem sinalizada e dura cerca de 45 min.
  • Grande parte do percurso é feito em mata aberta, então não esqueça o filtro solar e repelente, claro.
  • Antes de ir verifique as condições climáticas e evite ir em dias chuvosos ou após dias chuvosos.

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

Ao chegar no topo da montanha é difícil não ficar deslumbrado com a visual que a pedra oferece. Com sorte você pegará o tempo aberto proporcionando uma bela vista da região serrana e até mesmo da cidade do Rio de Janeiro no horizonte.

4. Hospedagem no Bamboo Jungle

O Bamboo Jungle é ideal para quem busca um contato mais próximo da natureza. Localizado bem no meio da Mata Atlântica, a hospedagem conta com chalés aconchegantes, piscina natural, área comum com churrasqueira e fogão a lenha, além de ter sete cachoeiras na propriedade.

Foto: Reprodução/Instagram

Endereço: Estr. Vargem Grande – Rocio

Contato/Reservas: (24) 98145-6956

Saiba mais: @chalesbamboojungle

5. Visitar Piccola Arena

Misto de atelier, galeria​s​ de arte, teatro de arena​ ​e bistrô, o Piccola Arena une tudo que é preciso para um passeio completo. Para quem for visitar a localidade por esses dias, os artistas Lucas Figueiredo e Ju Blesser inauguram duas exposições, no dia 9 de setembro. No evento de abertura, que acontece às 16h, Ju apresenta ‘Bestiário’, tendo como ponto de partida textos feministas e o mulherismo ancestral, e Lucas ‘Indizível’, que revisita o movimento de arte moderna.

Saiba mais: Artistas inauguram exposições de arte na Piccola Arena neste sábado no Rocio

Fotos: divulgação

Visitação: sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, ou grupos em visita com hora marcada durante dias da semana. Até 29 de outubro.

Onde: Piccola Arena – Estrada do Rocio, 3507 (entrada pelo km 76 da BR 040/ placa Cindacta), sentido Juiz de Fora-Rio. É preciso rodar mais 3km de estrada asfaltada para chegar lá)

Mais informações: (21) 99672-6153

Bônus

6. Vale do Amor

Chega a ser desafiador descrever a visitação a um local que se manifesta de uma forma única dentro de cada um. Santuário a céu aberto, o Vale do Amor é regido pela ideia de que existem diferentes caminhos para vivenciar o sagrado. Com jardins orientais, templos cristãos, hindus, budistas e taoístas, o Vale tem se tornado cartão-postal da cidade e parada obrigatória para quem visita a cidade.

Instagram: @jotazeferino e @__dayanejung

Como chegar: O Vale não fica exatamente no Rocio, mas por também estar localizado na Fazenda Inglesa vale a pena incluí-lo no roteiro. O Vale do Amor fica na Estrada Mata Cavalo s/n. A página do Vale no Instagram traz um passo a passo de como chegar até lá, mas é importante que você já tenha em mente que, por se tratar de um local mais “escondidinho”, o percurso traz cerca de 2,5 km de estrada de terra até o destino final.

Veja também: #CartõesPostais: 8 fatos e curiosidades sobre o Vale do Amor, em Petrópolis

Curtiu as dicas? Conta pra gente!

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir