Veja 5 influências da imigração japonesa para conhecer e apreciar em Petrópolis
A influência da colonização japonesa é um exemplo da diversidade cultural da cidade
*Matéria atualizada em 16 de agosto de 2024
Uma das contribuições culturais mais fascinantes da imigração japonesa são as influências que permanecem até hoje em Petrópolis. As marcas são evidentes em diversas áreas, desde a gastronomia até a arquitetura. Que tal resgatar alguns aspectos trazidos por eles e que, até hoje, podem ser conhecidos e apreciados na cidade?
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
1. O evento cultural, Bunka-Sai
o Bunka-Sai transforma o Palácio de Cristal em um reduto japonês. O evento conta com oficinas de mangá, origami, palestras, contação de histórias, artes marciais, música tradicional, com apresentações de taikô, os tambores japoneses, e outras performances, que prometem encantar os espectadores.
Veja também: Bunka-Sai: Festa da Cultura Japonesa começa nesta quinta em Petrópolis; confira a programação
Fotos: arquivo Sou Petrópolis
2. Museu do Japão
Dentro dos anexos da Pousada Dom Petrópolis, localizada no Centro, uma ligação antiga com o Japão é externada para os petropolitanos: o Museu do Japão. Em 1897, os japoneses instalaram sua Legação em Petrópolis, na Avenida Sete de Abril, número 609, onde fica a Pousada Dom Petrópolis, marcando a primeira representação diplomática japonesa do país. O casarão foi a sede do grupo até 1903.
Veja também: [Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
3. Museu de motos clássicas japonesas
Resultado de uma paixão que se fortalece com o tempo, a Gallery 275 é uma joia ainda desconhecida por grande parte dos petropolitanos. Com um acervo que ultrapassa a marca de 140 motocicletas, esse espaço localizado na Mosela é um dos maiores museus abertos ao público de motos clássicas japonesas do Brasil.
Veja também: Você sabia que Petrópolis tem um dos maiores museus de motos clássicas japonesas do Brasil?
Fotos: Divulgação
4. As cerejeiras
As primeiras mudas das cerejeiras foram plantadas em Petrópolis em 1995 para selar a amizade entre Brasil e Japão e, a cada ano, são plantadas novas mudas em diferentes pontos da cidade, que fazem parte do circuito das cerejeiras. Além disso, o clima do município é adequado para a espécie. A maioria delas foi plantada no entorno do Palácio Quitandinha e outras foram levadas para os jardins do Museu Imperial e Palácio Rio Negro.
Veja também: Cerejeiras começam a florir e colorir o inverno de Petrópolis
Fotos: Ana Kutter
5. A gastronomia
A cidade conta com diversos restaurantes japoneses que oferecem uma experiência gastronômica única! Restaurantes e bistrôs oferecem pratos que combinam a técnica refinada da culinária japonesa com ingredientes locais.
Veja também: 3 restaurantes para conhecer o melhor da culinária japonesa em Petrópolis