6 destaques do segundo fim de semana do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis
Show de Paulinho da Viola, oficinas para adultos e crianças, apresentações teatrais e muito mais!
O Festival Sesc de Inverno segue até o dia 30 de julho em Petrópolis. E neste sábado (22) e domingo (23), acontecem diversas oficinas e apresentações culturais em Itaipava e no Palácio Quitandinha. Dentre atividades gratuitas ou a preço popular, confira 6 destaques do segundo fim de semana do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
1. Oficina de serigrafia
Quando: 22 de julho, das 10h às 12h
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
A oficina se divide em duas etapas. Na primeira, Kaetérine Terra e Yuki Hayashi apresentam a trajetória do coletivo e abordam o passo a passo dos processos serigráficos até a confecção da tela. Na segunda etapa, os participantes experimentam a estamparia em suas próprias peças. Imagens de ícones trans compõem as telas fotográficas pré-elaboradas para a impressão durante a oficina. É preciso levar roupas ou peças em tecido, brancas ou de cores claras, para impressão das estampas.
Foto: Divulgação Sesc Campinas
2. Oficina musical
Quando: 22 de julho, das 10h às 13h
Onde: Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições em: agendamentoccsq@sescrio.org.br
As pautas da Oficina com Aline Gonçalves e Carol Murgel versarão sobre processos composicionais da música instrumental, Interpretação, Rede de Compositoras, repertórios, Escutas, dentre outras.
Foto: Freepik
3. Paulinho da Viola
Paulinho da Viola iniciou neste ano uma turnê em comemoração aos seus 80 anos de vida. São diversos shows em pelo menos 10 estados brasileiros.
Quando: 22 de julho, às 20h às 21h30
Onde: Teatro Mecanizado do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Classificação: 16 anos
Ingressos no site do evento
Foto: Leo Aversa
4. Teatro Infantil
Quando: 23 de julho, das 16h às 17h
Onde: Sala do Ginásio Roosevelt – Centro Cultural Sesc Quitandinha
“A Saga de Dandara e Bizum a Caminho de Wakanda”, traz diversas referências históricas da cultura negra, entre o ancestral e o futurista. O espetáculo infanto juvenil é uma montagem inédita que narra a história de duas crianças que vivem em uma periferia do Rio de Janeiro, no ano de 2080, em um quilombo chamado Palmares, e decidem partir numa viagem sem volta com a missão de salvar o mundo de todos os males e fazer o sol voltar a brilhar.
Foto: Natália Perdomo
5. Mediação de leitura para bebês
Quando: 23 de julho, das 11h às 12h
Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha
A mediação de leitura para bebês acontece com livros para primeira infância, além de cantos e brincadeiras, criando um ambiente acolhedor cheio de memórias para essa ação. A experiência é um convite para crianças e adultos manusearem os livros, explorarem imagens e texturas.
Foto: Divulgação Sesc SP
6. Oficina Afrofuturismo no cinema
Quando: 23 de julho, das 15 às 18h
Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições clicando aqui.
A oficina ministrada pela curadora e crítica de cinema Kênia Freitas propõe-se a pensar as estratégias de criação e invenção no cinema contemporâneo, a partir das conexões entre o conceito de afrofuturismo e o campo da ficção especulativa. Essas estratégias serão discutidas com base nos tensionamentos e inflexões do campo crítico decolonial e das pesquisas do cinema negro.