Connect with us

10 oficinas gratuitas para aproveitar no Festival Sesc de Inverno em Petrópolis

Agenda

10 oficinas gratuitas para aproveitar no Festival Sesc de Inverno em Petrópolis

Oficinas de cinema, música, pintura, artesanato e muito mais!

A 21° edição do Festival Sesc de Inverno segue até o dia 30 de julho em 17 localidades do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, o evento conta com uma extensa programação, totalmente gratuita, que vai do Palácio Quitandinha ao Parque de Itaipava. Dentre estas ações estão variadas oficinas com os mais diferentes focos. Do artesanato à música, confira 10 oficinas gratuitas para aproveitar no Festival Sesc de Inverno em Petrópolis.

Foto: Alice Tesch

1. Oficina de zine e colagem

Quando: 21 de julho, das 14h às 18h

Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha

A artista Ária Baru conduzirá a encenação de 3 fotografias coletivas com todos que quiserem participar, evocando de forma original os sentimentos escolhidos. Esta fotografia será impressa e trabalhada com o uso da colagem: diversos materiais como revistas, livros e impressões avulsas estarão disponíveis para que, ao final, os grupos tenham como resultado uma zine produzida por todos. O coletivo Lombada, junto com a artista Ária Baru, estará presente para acompanhar os processos.

Foto: Divulgação Sesc SP

2. Oficina multiplicando pelo olhar com Paulinho Sacramento

Quando: 21 de julho, das 14h às 17h

Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha

Inscrições clicando aqui.

A oficina ministrada pelo cineasta e artista digital Paulinho Sacramento tem como objetivo trabalhar o despertar dos participantes para a linguagem livre do audiovisual e suas vertentes. Criar a partir do que se tem e não do que falta. O artista irá debater com os participantes o processo de criação do seu filme “O vampiro que pensa vozes” e suas experiências criativas como artista residente em pesquisa em artes no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Foto: Agência Brasil

3. Oficina de serigrafia

Quando: 22 de julho, das 10h às 12h

Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha

A oficina se divide em duas etapas. Na primeira, Kaetérine Terra e Yuki Hayashi apresentam a trajetória do coletivo e abordam o passo a passo dos processos serigráficos até a confecção da tela. Na segunda etapa, os participantes experimentam a estamparia em suas próprias peças. Imagens de ícones trans compõem as telas fotográficas pré-elaboradas para a impressão durante a oficina. É preciso levar roupas ou peças em tecido, brancas ou de cores claras, para impressão das estampas.

Foto: Divulgação Sesc Campinas

4. Oficina musical

Quando: 22 de julho, das 10h às 13h

Onde: Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha

Inscrições em: agendamentoccsq@sescrio.org.br

As pautas da Oficina com Aline Gonçalves e Carol Murgel versarão sobre processos composicionais da música instrumental, Interpretação, Rede de Compositoras, repertórios, Escutas, dentre outras.

Foto: Freepik

5. Oficina de cianotipia

Quando: 23 de julho, das 10h às 12h

Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha

Nesta atividade as pessoas presentes serão convidadas a um bate papo seguido de experimentação do processo histórico da cianotipia — processo de impressão fotográfica que utiliza compostos de ferro sobre um suporte de papel. A cianotipia também é popularmente conhecida como blueprint, as imagens produzidas nesta técnica são obtidas pela ação da luz e o contato direto de objetos, plantas ou negativos, tudo preparado manualmente pelo participante.

Foto: Elizabeth Lee

6. Oficina Afrofuturismo no cinema

Quando: 23 de julho, das 15 às 18h

Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha

Inscrições clicando aqui.

A oficina ministrada pela curadora e crítica de cinema Kênia Freitas propõe-se a pensar as estratégias de criação e invenção no cinema contemporâneo, a partir das conexões entre o conceito de afrofuturismo e o campo da ficção especulativa. Essas estratégias serão discutidas com base nos tensionamentos e inflexões do campo crítico decolonial e das pesquisas do cinema negro.

Foto: Luiz Alves

7. Oficina de elaboração de projetos culturais Sebrae

Quando: 25 e 26 de julho, das 14h às 18h

Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha

Inscrições clicando aqui.

A oficina aborda as etapas da elaboração de um projeto cultural, destacando os pontos de atenção para a construção da ideia e a sua importância como ferramenta para captação de recursos.

Foto: Henry Kappaun

8. Oficina de prestação de contas de projetos culturais Sebrae

Quando: 27 de julho, das 14h às 18h

Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha

Inscrições clicando aqui.

A oficina apresenta a importância da organização e monitoramento de dados, planilhas e elaborações de relatórios, evidenciando a atenção necessária para comprovar as realizações propostas, o acompanhamento dos resultados alcançados no projeto e o uso dos recursos captados.

Foto: Drone 42

9. Oficina de Bamboled

Quando: 29 e 30 de julho, das 18h30 às 20h30

Onde: Parque de Itaipava

Desenvolvimento da prática do bamboled com diversas técnicas diferenciadas misturando movimentos acrobáticos com movimentos de danças.

Foto: Divulgação Sesc Tocantins

10. Oficina de marcadores de livros

Quando: 29 e 30 de julho, das 10h às 16h

Onde: Parque de Itaipava

A partir de uma conversa sobre cuidados com os livros será oferecida oficina de marcadores de páginas utilizando dobradura de papéis coloridos e fitilhos.

Foto: Divulgação Sesc SP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir