15 atividades para aproveitar o Festival Sesc de Inverno no Palácio Quitandinha
Shows musicais, workshops, apresentações teatrais e muito mais! E o melhor, tudo gratuito ou a preços populares
Um dos principais palcos da 21° edição do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis é o Centro Cultural Sesc Quitandinha. O espaço recebe, até o dia 30 de julho, uma série de ações gratuitas ou a preços populares. E nada melhor do que aproveitar toda essa programação no Palácio Quitandinha. Por isso, reunimos nesta lista 15 atividades para aproveitar o Festival Sesc de Inverno no Palácio Quitandinha.
Foto: Mariana Rocha
Shows musicais
1. Show poético com Adriana Calcanhoto e Eucanaã Ferraz
Eucanaã reuniu as letras de Adriana em “Inquieto no seu canto”, criado especialmente para o Festival de Inverno do SESC. A dupla volta a se reunir para um encontro de celebração da poesia, no qual leem poemas e falam sobre suas obras, poetas, versos e canções.
Quando: 19 de julho, das 20h às 21h
Onde: Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Classificação: Livre
Ingressos no site do evento
Foto: Leo Aversa
2. Paulinho da Viola
Paulinho da Viola iniciou neste ano uma turnê em comemoração aos seus 80 anos de vida. São diversos shows em pelo menos 10 estados brasileiros.
Quando: 22 de julho, às 20h às 21h30
Onde: Teatro Mecanizado do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Classificação: 16 anos
Ingressos no site do evento
Foto: Leo Aversa
3. Show poético com Zélia Duncan
Nesta apresentação criada especialmente para o Festival Sesc de Inverno, Zélia Duncan irá mostrar um pouco de como pensa a letra de suas canções, com poetas e poemas que fazem sua cabeça e estão presentes no seu universo criativo. Itamar Assumpção, Alice Ruiz, Hilda Hilst, Luiz Tatit, Gilberto Gil estarão com a cantora, numa conversa onde a música e a poesia são as estrelas.
Quando: 28 de julho, das 20h às 21h
Onde: Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Classificação: Livre
Ingressos no site do evento
Foto: Divulgação
Programação infantil
4. Ponto de Leitura
Quando: todos os dias do evento, das 10h às 18h
Onde: Biblioteca – Centro Cultural Sesc Quitandinha
Disponibilização para consulta e leitura de acervo literário, para todas as idades, com destaque para publicações de arte, cultura e literatura Afro-Brasileira.
Foto: Alexandre Nunis
5. Mediação de leitura para bebês
Quando: 23 de julho, das 11h às 12h
Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha
A mediação de leitura para bebês acontece com livros para primeira infância, além de cantos e brincadeiras, criando um ambiente acolhedor cheio de memórias para essa ação. A experiência é um convite para crianças e adultos manusearem os livros, explorarem imagens e texturas.
Foto: Divulgação Sesc SP
6. Contação da história Helena Black no caminho da grande árvore
Quando: 29 de julho, das 11h às 12h
Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha
Era uma vez uma árvore tão grande que seus galhos pareciam tocar o céu; tão profunda que ninguém sabia se suas raízes teriam fim. Tudo ia bem até que, um dia, os fios da Grande Árvore ficaram desorientados: enquanto algumas famílias eram privadas de gestar seus filhos, algumas crianças nasciam onde não eram esperadas. Nesta aventura, Helena Black, junto de Rudá embarca numa jornada para ajudar a Grande Árvore cumprir seu destino: haverá como juntar as crianças e adolescentes e as mães e os pais que se desencontraram, para que… se adotassem?
Foto: Andressa Santos
7. Teatro Infantil
Quando: 23 de julho, das 16h às 17h
Onde: Sala do Ginásio Roosevelt – Centro Cultural Sesc Quitandinha
“A Saga de Dandara e Bizum a Caminho de Wakanda”, traz diversas referências históricas da cultura negra, entre o ancestral e o futurista. O espetáculo infanto juvenil é uma montagem inédita que narra a história de duas crianças que vivem em uma periferia do Rio de Janeiro, no ano de 2080, em um quilombo chamado Palmares, e decidem partir numa viagem sem volta com a missão de salvar o mundo de todos os males e fazer o sol voltar a brilhar.
Foto: Natália Perdomo
8. Sessão de cinema Alice dos Anjos
Quando: 30 de julho, das 11h às 12h30 / e das 16h às 17h30 a sessão inclusiva
Onde: Café Concerto – Centro Cultural Sesc Quitandinha
Livremente inspirado em “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, e em “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire. Alice dos Anjos é uma menina negra que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto apressado que usa terno e gravata no fundo do quintal de sua avó, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos que se tornam seus novos amigos.
Foto: Divulgação
9. Maratona de contadores de história com o grupo Afroserra
Quando: 30 de julho, das 13h às 15h
Onde: Sala das Crianças – Centro Cultural Sesc Quitandinha
A Minimaratona de Contadores de Histórias, reune contadores do território em um encontro de narrativas e apresentações diversas, para troca de experiências e saberes, em uma apresentação artística que celebra a arte de contar histórias em diferentes performances.
Foto: Reprodução Facebook Agroserra
Oficinas
10. Oficina de zine e colagem
Quando: 21 de julho, das 14h às 18h
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
A artista Ária Baru conduzirá a encenação de 3 fotografias coletivas com todos que quiserem participar, evocando de forma original os sentimentos escolhidos. Esta fotografia será impressa e trabalhada com o uso da colagem: diversos materiais como revistas, livros e impressões avulsas estarão disponíveis para que, ao final, os grupos tenham como resultado uma zine produzida por todos. O coletivo Lombada, junto com a artista Ária Baru, estará presente para acompanhar os processos.
Foto: Divulgação Sesc SP
11. Oficina multiplicando pelo olhar com Paulinho Sacramento
Quando: 21 de julho, das 14h às 17h
Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições clicando aqui.
A oficina ministrada pelo cineasta e artista digital Paulinho Sacramento tem como objetivo trabalhar o despertar dos participantes para a linguagem livre do audiovisual e suas vertentes. Criar a partir do que se tem e não do que falta. O artista irá debater com os participantes o processo de criação do seu filme “O vampiro que pensa vozes” e suas experiências criativas como artista residente em pesquisa em artes no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Foto: Agência Brasil
12. Oficina de serigrafia
Quando: 22 de julho, das 10h às 12h
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
A oficina se divide em duas etapas. Na primeira, Kaetérine Terra e Yuki Hayashi apresentam a trajetória do coletivo e abordam o passo a passo dos processos serigráficos até a confecção da tela. Na segunda etapa, os participantes experimentam a estamparia em suas próprias peças. Imagens de ícones trans compõem as telas fotográficas pré-elaboradas para a impressão durante a oficina. É preciso levar roupas ou peças em tecido, brancas ou de cores claras, para impressão das estampas.
Foto: Divulgação Sesc Campinas
13. Oficina musical
Quando: 22 de julho, das 10h às 13h
Onde: Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições em: agendamentoccsq@sescrio.org.br
As pautas da Oficina com Aline Gonçalves e Carol Murgel versarão sobre processos composicionais da música instrumental, Interpretação, Rede de Compositoras, repertórios, Escutas, dentre outras.
Foto: Freepik
14. Oficina de cianotipia
Quando: 23 de julho, das 10h às 12h
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Nesta atividade as pessoas presentes serão convidadas a um bate papo seguido de experimentação do processo histórico da cianotipia — processo de impressão fotográfica que utiliza compostos de ferro sobre um suporte de papel. A cianotipia também é popularmente conhecida como blueprint, as imagens produzidas nesta técnica são obtidas pela ação da luz e o contato direto de objetos, plantas ou negativos, tudo preparado manualmente pelo participante.
Foto: Elizabeth Lee
15. Oficina Afrofuturismo no cinema
Quando: 23 de julho, das 15 às 18h
Onde: Torre Cultural – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Palácio Quitandinha
Inscrições clicando aqui.
A oficina ministrada pela curadora e crítica de cinema Kênia Freitas propõe-se a pensar as estratégias de criação e invenção no cinema contemporâneo, a partir das conexões entre o conceito de afrofuturismo e o campo da ficção especulativa. Essas estratégias serão discutidas com base nos tensionamentos e inflexões do campo crítico decolonial e das pesquisas do cinema negro.