Museu Imperial anuncia volta do espetáculo Som e Luz em dezembro
Projeto que já recebeu mais de 415 mil visitantes estava paralisado desde a pandemia e retorna no dia 4 de dezembro
Um dos espetáculos mais amados de Petrópolis, o Som e Luz, que acontecia no Museu Imperial, está prestes a retornar. Suspenso desde a pandemia, o projeto passou por um processo de modernização e reabrirá ao público a partir do dia 4 de dezembro, com duas sessões diárias, às 19h e 20h30.

Foto: Silvana N/Reprodução Foursquare
O espetáculo volta ainda mais emocionante, com novos equipamentos de sonorização, iluminação, projeção e automação.
Desde sua estreia, em 2002, até o final de 2019, o espetáculo encantou mais de 415 mil espectadores de todo o país, demonstrando seu impacto cultural e consolidando-se como uma referência importante, proporcionando uma experiência de aprendizado e imersão.
História do Som e Luz
O Som e Luz transportava o público para o século XIX, proporcionando uma imersão na história do Brasil e do Segundo Reinado. No seu formato original, a experiência era iniciada com os visitantes “subindo a Serra” de carruagem, como fazia a família imperial.
Conduzidos pelos jardins do Museu com a narração de Paulo Autran, os espectadores eram surpreendidos ao ver a fachada do palácio se iluminar gradualmente, revelando seus belos detalhes arquitetônicos. Em seguida, um filme em 35 mm, com projeções em uma cortina d’água e no próprio palácio, recriava momentos marcantes da história brasileira.
O roteiro partia do “Baile das Princesas”, evento em que Isabel e Leopoldina teriam conhecido seus futuros maridos, e percorria os principais acontecimentos políticos, sociais e econômicos do período.

Foto: Reprodução/museus.cultura.gov.br
Teste aberto
O primeiro teste público do Som e Luz ocorreu na noite desta sexta-feira (21), nos jardins do Museu Imperial. A verificação permitiu medir desempenho dos novos equipamentos instalados no conjunto arquitetônico e avaliar a resposta do cenário histórico ao uso das tecnologias que vão compor a futura temporada.
A atualização do projeto conta com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura de Petrópolis e da Enel Brasil, que destinou R$ 1,7 milhão para a iniciativa. O processo também reúne recursos de empresas apoiadoras Unipar, Ambev, GE Celma e Carl Zeiss.
A vistoria técnica examinou sistemas de sonorização, projeção, iluminação e automação instalados nos jardins e em áreas externas do palácio. O procedimento possibilitou identificar ajustes necessários para adequar operação, sequência de cenas e sincronia entre equipamentos.
“O Som e Luz tem potencial para reorganizar fluxos, criar novas permanências e fortalecer o conjunto de atividades disponíveis ao visitante. Esse movimento contribui para consolidar ofertas que dialogam com diferentes interesses do público e fortalecer ainda mais a presença do turista na cidade”, declarou o secretário de Turismo, Pablo Kling.
Veja também:
