Com diferentes olhares da cidade, mostra ‘Descentralidade’ chega neste sábado ao Centro de Cultura
Projeto busca visibilizar imagens que normalmente são esquecidas ou ocultadas do imaginário da Petrópolis Imperial
Acontece neste sábado (15/04) a inauguração da mostra Descentralidade. Financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Petrópolis/IMC, o projeto busca visibilizar as imagens contra-hegemônicas que normalmente são esquecidas ou ocultadas do imaginário da Petrópolis Imperial, aquilo que está contido em toda a extensão do território para além do Centro Histórico.
Fotos: Divulgação
O projeto realizou no mês de março a oficina ”Qual é a sua Petrópolis?”, uma oficina cultural com estudantes de escolas públicas de Petrópolis. Na ocasião os estudantes foram introduzidos às questões conceituais da exposição, receberam uma palestra ministrada pela artista Laís Lima sobre práticas artísticas e produziram objetos de arte movidos pela provocação ‘’Qual é a sua Petrópolis?’’.
Foto: Divulgação
A exposição Descentralidade expõe os materiais produzidos na oficina cultural e a cartografia Poéticas da Cidade: Petrópolis ̶I̶m̶p̶e̶r̶i̶a̶l̶, da artista Laís Lima. A cartografia busca revelar olhares, paisagens e ocupações que estão nas margens da cidade e que são comumente apagados na coleção de imagens imperiais e europeias criadas como representações oficiais da cidade. O produto final da série Poéticas da Cidade: Petrópolis ̶I̶m̶p̶e̶r̶i̶a̶l̶ são obras artísticas em diversas linguagens, principalmente fotografias, resultantes de travessias pelos cinco distritos de Petrópolis.
Todos esses trabalhos expostos focam na questão das descentralidades na cidade de Petrópolis. Além de olhar com foco para as descentralidades, este projeto busca ainda trazer sujeitos descentrais para o espaço de centralidade, ocupando o campus da UERJ na Avenida Ipiranga e recebendo visibilidade no Centro de Cultura Raul de Leoni – aonde ocorrerá a exposição. A abertura da exposição é um evento aberto que acontecerá no sábado dia 15 de Abril na galeria Van Dijk do Centro de Cultura Raul de Leoni.
A exposição, que tem curadoria de Bernardo Bazani, segue em cartaz até o dia 10 de Maio e pode ser acompanhada pelo Instagram @descentralidade
Veja também:
- Artistas petropolitanos criam coletivo para divulgar arte e moda sustentável da cidade
- Colégio Santa Catarina realiza bazar solidário com itens a partir de R$1 em Petrópolis
- Saloon BBQ: 10 motivos para ir no festival de churrasco em Itaipava neste fim de semana
- Petrópolis terá ‘Noite do Pastel’ neste fim de semana