Connect with us

10 motivos para curtir o Bunka-Sai, festival da cultura japonesa em Petrópolis

Agenda

10 motivos para curtir o Bunka-Sai, festival da cultura japonesa em Petrópolis

Com entrada gratuita, evento terá apresentações de dança e música típicas, estandes de comida japonesa, concurso de cosplay, bate-papo com dublador, oficinas, exposições e muito mais!

Começa nesta quinta-feira (14), o Bunka-Sai, festival da cultura do Japão em Petrópolis. O evento segue até o domingo (17), no Palácio de Cristal, e vai contar com uma série de atrações para toda a família, principalmente os apaixonados na cultura oriental. Para te convencer a aproveitar o evento, reunimos nesta lista 10 motivos para curtir a festa.

Foto: divulgação

1. O evento é gratuito e pet-friendly

É isso mesmo, a entrada ao evento é gratuita, assim como as dezenas de atrações. Você paga apenas o que consumir. E o melhor, dá até pra levar seu pet na festa.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

2. Vários restaurantes de comida japonesa presentes

Se você ama uma boa comida japonesa, lá é o lugar certo. A festa contará com uma área gastronômica recheada de restaurantes conhecidos na cidade para todos os gostos.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

3. Tem muitas atrações culturais

A programação conta com apresentações musicais e de danças tradicionais, demonstração de artes marciais, shows de bandas, oficinas, exposições e muito mais!

A abertura oficial está marcada para quinta (14), às 18h45 com apresentação do Coral do Projeto Sol, Som e Movimento do Instituto Caminho da Roça, sob regência do maestro Rafael, interpretando canções japonesas. Às 19h, acontece a cerimônia oficial com autoridades, incluindo a execução dos hinos do Brasil e do Japão, apresentação do grupo San-San-Nana-Byoushi, o ritual Kagami Biraki (sangria de sake) e dança folclórica Bon Odori.

Confira a programação completa: Bunka-Sai começa nesta quinta-feira no Palácio de Cristal; veja a programação completa

Fotos: Divulgação

4. E apresentações de artes marciais

Pra quem curte artes marciais, o palco montado dentro do Palácio de Cristal receberá demonstrações de karatê com Lucas Sensei, aikido com Bernardo Sensei, ninjutsu com Willem e de judô, com Jefferson Sensei e o judoca especial Matheus Moreira.

Fotos: Divulgação

5. O Concurso de Cosplay

Para os fãs de animes e da cultura geek no geral, o Bunka-Sai é um prato cheio, tendo como ponto alto o concurso de cosplay, que acontece no sábado (16), às 21h. No formato de desfile, cada participante entra no palco, é apresentado, faz a pose diante do júri e tem um momento para fotos. A avaliação considera caracterização, construção do traje e interpretação.

Com mais de dez anos de atuação e título nacional pela Liga Brasileira de Cosplay em 2025, a cosplayer Luisa Pacheco participa como jurada e conversa com o público também no sábado, às 20h30, em um bate-papo sobre processos de criação, competição e bastidores de palco.

O corpo de jurados contará ainda com dois nomes da cena cosplay: o renomado cosmaker Lucas Azevedo e a atual campeã do concurso do ano passado, Amanda.

O prêmio para o primeiro colocado será um troféu mais um fim de semana em uma pousada, em Búzios, com café da manhã. O regulamento pode ser conferido clicando aqui. Para participar, é preciso preencher este formulário.

Fotos: Divulgação

6. Bate-papo com dublador

Já no domingo (17), às 17h, é a vez de conversar com o dublador Paulo Matosu, que começou produzindo vídeos sobre anime, estudou artes cênicas e, há dois anos, atua profissionalmente na dublagem, com trabalhos em animes e séries como Haikyuu e Dr. Stone.

Fotos: Reprodução Instagram @matosinhu

7. Os shows musicais

E a programação para os geeks não para por aí. No domingo (17), às 18h15, a banda Yukidama apresenta um repertório de temas que marcaram gerações de fãs de anime, de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball a títulos recentes como Jujutsu Kaisen e Demon Slayer. Além deles, a Negrayscow se apresenta na sexta (15), às 20h30, e a Kyori no sábado (16), às 17h.

E, durante as apresentações, a condução do palco ficará com a Procrastinando TV, com Filipe Araujo e Lucas Azevedo. Eles apresentam as atrações, puxam brincadeiras e quizzes entre um número e outro, fazem entrevistas no palco e circulam pelo evento criando conteúdos com o público.

Fotos: @lucazmo

8. As oficinas

Pra quem curte aprender novas habilidades, são várias as oficinas oferecidas durante o evento. Tem oficina de mangá, drone, games, pipa e dança do dragão, origami, língua japonesa, ikebana (arranjos florais) e aula show de mochi, matcha e morango.

Confira os dias e horários em @bunka.sai

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e Divulgação

9. As exposições

Durante todo o evento, o público poderá visitar a exposição de origami com Kathia Yamamoto, exposição de mangá com Luique, e os estandes de artesanato do Japão, além da mostra sobre os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e Divulgação

10. Aprender mais sobre a história da cidade

Neste ano, comemora-se o 130° aniversário da Assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação (1895), dando início às relações diplomáticas entre Japão e Brasil, pavimentando o caminho para a construção da maior comunidade japonesa fora do Japão.

E, embora a comunidade de descendentes seja pequena atualmente em Petrópolis, a cidade tem um papel importante na história da comunidade Nikkei no Brasil. Os registros históricos apontam que o Japão instalou em Petrópolis sua primeira delegação diplomática no Brasil, o que mostra que o contato entre os dois países ocorreu onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses, registrada em 1908.

Hoje, o espaço onde esta delegação ficava é a Pousada Dom, que conta com o Museu do Japão, bem pertinho do Palácio de Cristal, na Avenida Sete de Abril, 609. A visitação é gratuita e aberta ao público todos os dias, das 8h às 18h.

Veja também: [Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir