Você sabia que Petrópolis tem prática de hóquei gratuita na Casa de Portugal?
Atualmente, as equipes petropolitanas disputam torneios por todo o Brasil. No último fim de semana, os times femininos participaram da Copa Sudeste de Hóquei, em Santos, e ficaram em 3º e 2º lugar
Muita gente não sabe, mas Petrópolis tem uma relação muito próxima com o hóquei sobre patins. Primeiro e, até agora, único esporte coletivo do município a se consagrar campeão nacional, é, de fato, digno de reconhecimento para além das fronteiras da cidade.
A prática de hóquei se tornou uma alternativa para quem busca praticar esportes com patins em Petrópolis. E aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a atividade podem treinar gratuitamente na Casa de Portugal, no Quitandinha.
Foto: Divulgação
Os treinos
Responsável pelo treinamento e praticante de hóquei há anos, o professor Ricardo Bouchardet, oferece as aulas gratuitamente durante três vezes por semana. Além disso, os equipamentos são disponibilizados de maneira individual. Para participar, basta ir ao local e procurar um dos responsáveis ou um dos atletas.
“Nosso objetivo é trazer diversão, ajudar a promover a construção de valores morais e éticos além de, é claro, formar novos atletas em Petrópolis”, comentou Ricardo Bouchardet.
A prática acontece todas as sextas-feiras, das 16h às 20h, para atletas que disputam campeonatos. Aos sábados, de 14h às 19h, e domingos, de 9h às 12h30, é mais recreativa. Atualmente, 120 alunos fazem parte do projeto.
A Casa de Portugal fica na R. Gen. Rondon, 715 , no Quitandinha.
Foto: Divulgação
Importância
Ricardo falou sobre a importância dos esportes, não só do hóquei, como um incentivo para o desenvolvimento físico e mental, auxiliando o atleta a promover uma melhora na saúde, além de aprender a lidar com as vitórias e derrotas do dia a dia. A aproximação familiar e o desenvolvimento humano também foi destacado pelo técnico.
Apesar dos benefícios, o treinador revelou que o único local para essa prática esportiva, em Petrópolis, é na Casa de Portugal, não havendo infraestrutura em outros pontos da cidade e nem incentivo financeiro para que isso aconteça.
Para quem quer ajudar de alguma forma, seja financeiramente ou com materiais esportivos, basta entrar em contato com o clube pelo Instagram ou Facebook.
Foto: Divulgação
Paixão de mãe e filha
A goleira Flávia Rittmeyer, que começou no esporte aos 18 anos e joga hóquei até os dias atuais, comentou sobre a mudança que a atividade promoveu em sua vida. Desde que começou, só parou de jogar para realizar outro sonho: o de ser mãe.
“Sempre amei praticar esportes e amava patinar. Um dia, quando fui levar meu irmão para treinar futebol, fiquei para uma aula experimental de hóquei e me apaixonei. Só parei para ser mãe, mas o amor foi tão grande que voltei. Hoje jogo na Casa de Portugal com a companhia da minha filha de 15 anos”, contou.
No último final de semana, a Casa de Portugal participou da Copa Sudeste de Hóquei, em Santos, com dois times femininos: sub-16 e adulto, ficando em 3º e 2º lugar, respectivamente. Agora, as atenções das equipes petropolitanas se voltam para o sul-americano, de 1⁰ a 6 de maio, o Brasileirão feminino, de 12 a 15 de julho e o Pan-Americano de seleções, que deve ocorrer em outubro e novembro.
Foto: Arquivo Pessoal/Flávia Rittmeyer
O esporte
O Hóquei surgiu na Inglaterra e é um esporte olímpico desde 1908. Atualmente, é praticado no Canadá, Finlândia, Suíça, Rússia e também nos Estados Unidos, além do Brasil. Tradicionalmente, o jogo acontece em ringues de gelo, mas em países como o nosso, é disputado em quadras.
As regras são as seguintes: cada time tem seis jogadores e o objetivo é levar o disco, de 2,5 centímetros, até o gol adversário. O jogo tem direção de três tempos de 20 minutos, com intervalos de 15 minutos. O cronômetro é zerado quando o disco não está em jogo.