Petropolitanos de menor renda têm direito a troca gratuita de kit de antenas de TV
Mudança é feita pela Siga Antenado; parabólicas comuns vão deixar de funcionar até o fim de 2023 e agendamento pode ser feito pelo site da empresa
As famílias petropolitanas que estão inscritas em programas sociais do Governo Federal já podem solicitar a troca das antenas de TV. A Siga Antenado, criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), está, mediante agendamento, substituindo as antenas parabólicas tradicionais pelas novas antenas digitais. A ação é direcionada para as famílias com menor renda em Petrópolis.
Foto: Divulgação
Agendamento
Para fazer o agendamento e solicitar a instalação do kit gratuito, é preciso atender alguns requisitos: ser inscrito em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando. Para saber se tem direito, a população deve ter o CPF ou NIS em mãos e entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br
As famílias que utilizam sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiarias de programas sociais, não estão enquadradas nas exigências para receber o equipamento e a instalação gratuitos.
Benefícios
A mudança é necessária porque as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. No futuro, quando as operadoras de telefonia ativarem a tecnologia 5G em todo seu potencial na região, o sinal de TV das parabólicas tradicionais poderá sofrer interferências e ter o sinal interrompido. Isso vai acontecer porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. , com mais de 60 emissoras de TV.
“A nova parabólica digital tem uma tecnologia mais moderna, que oferece novos canais, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som. A troca deve ocorrer porque, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar”, afirma o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra.
Veja também:
- Conheça Brunnè, artista transmasculino que vem se destacando no cenário musical de Petrópolis
- 14 motivos para visitar Petrópolis neste verão
- Roda de conversa discute a saúde da população trans nesta quarta em Petrópolis
- Lazer em conta: 16 passeios baratos para fazer em Petrópolis com a família ou entre amigos