Connect with us

Roda de conversa discute a saúde da população trans nesta quarta em Petrópolis

Agenda

Roda de conversa discute a saúde da população trans nesta quarta em Petrópolis

Evento acontece em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans no Núcleo Especializado de Atendimento à população LGBTQIAP+

Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro, o Núcleo Especializado de Atendimento à população LGBTQIAP+, da Prefeitura, que funciona no Centro de Saúde Coletiva, vai intensificar as ações desenvolvidas pelo programa para este público.

 

Foto: Divulgação

No próximo dia 01 de fevereiro, as pessoas atendidas no local serão convidadas a participar de uma roda de conversa seguindo o tema Saúde da População Trans.

O evento está marcado para às 14h, no auditório do Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, 100 e terá a participação de pessoas trans, que vão falar sobre as próprias vivências, lideranças LGBTQIAP+ da cidade e profissionais da rede de saúde do município.

Núcleo LGBTQIAP+

Atualmente, 72 pessoas estão cadastradas no Núcleo onde os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, especializada para a população LGBTQIAP+. O serviço conta com psicólogos, médica habilitada para terapia hormonal, atendimentos de enfermagem com realização de exames preventivos, assim como avaliação clínica e terapia hormonal.

“Esse é um momento importante e que precisa ser lembrado. Por isso, definimos essa programação que é extensiva não só as pessoas cadastradas, mas todos aqueles que estejam em busca de apoio e acolhimento, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Outra novidade é que, em breve, esse núcleo vai estar funcionando em um melhor espaço”, disse a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciane Bomtempo.

Foto: Divulgação

Para receber atendimento, os pacientes devem procurar a unidade de segunda a sexta-feira para agendamento da consulta. O encaminhamento também pode ser feito por profissionais de outras unidades de Atenção Básica, como Programas de Saúde da Família – PSF e do Centro de Cidadania LGBT.

Além desses locais, os encaminhamentos também podem ser feitos por outros equipamentos, como a Sala Lilás, no prédio anexo ao Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas.

Os atendimentos médico e de enfermagem acontecem todas as sextas-feiras, de 8h às 17h. Também é disponibilizado atendimentos de psicologia, exame preventivo, solicitação de exames e acompanhamento da terapia hormonal e consulta do adolescente LGBTQIA+. O Núcleo também conta com o número WhatsApp (24) 99321-3605 para marcação de consultas e esclarecimento de dúvidas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir