Cefet/RJ Petrópolis estreia cineclube com exibição gratuita e debate do curta ‘Memórias de Aço’
O filme é uma produção independente que apresenta, de forma documental, as violações de direitos humanos no 1º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, em Barra Mansa (RJ), durante a ditadura
O projeto de extensão Cefet Cultural 2022, do Cefet/RJ Petrópolis, realiza a sessão de estreia do seu cineclube no dia 29 de novembro (terça-feira), às 16h, na Biblioteca da unidade.
Foto: Divulgação
O evento fará a exibição do curta-metragem “Memórias de Aço”, seguida por uma roda de conversa com Fernando Sousa, um dos diretores do filme. A atividade é aberta aos públicos interno e externo.
O filme
O curta é uma produção independente de 2021 que apresenta, de forma documental, uma história silenciada por muitos anos: as graves violações de direitos humanos no 1º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, em Barra Mansa (RJ), durante a ditadura civil-militar. Produzido pela Quiprocó Filmes em parceria com o Centro de Memória do Sul Fluminense, o documentário foi dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.
Foto: Divulgação
O convidado Fernando Sousa é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e tem especialização em Sociologia Urbana e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Junto com seu sócio, Gabriel Barbosa, fundou a Quiprocó Filmes em 2016, onde atua como diretor executivo. A produtora também assina “Nosso Sagrado”, “Nossos Mortos Têm Voz”, “Respeita Nosso Sagrado” e “Entroncamentos”, documentários exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais.