Festival Sesc de Inverno impulsiona rede hoteleira de Petrópolis em julho
Ocupação nos hotéis ficou em torno de 80% nos fins de semana
Os eventos da alta temporada estão impulsionando o turismo em Petrópolis. Neste mês, a cidade sedia o Festival Sesc de Inverno, com uma série de atrações que vão de shows a literatura, peças de teatro e programação infantil. E isso gerou impacto diretamente na rede hoteleira da cidade que registrou média de ocupação em torno de 80% nos fins de semana deste mês.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
O setor de hospedagem e alimentação está comemorando o resultado do evento, que tem programação até domingo (31). A abertura do festival ficou por conta de shows do cantor Lulu Santos, esgotando ingressos em tempo recorde.
No próximo fim de semana, a cidade recebe ainda os shows do grupo Melim e da cantora Iza, além de teatro, literatura, oficinas e exposições. A programação ocorre ao mesmo tempo no Sesc Quitandinha e no Parque de Itaipava.
“É um evento fundamental para esta época do ano porque traz atrações de qualidade sendo importante para o petropolitano e para o turista. O festival oferece a oportunidade de aproveitar a programação com amigos, família, com as crianças”, conta Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo).
Desafio da retomada
Germano lembra que a maioria dos destinos do Brasil já retomaram o nível de ocupação nos hotéis de antes da pandemia, o que ainda não ocorreu em Petrópolis devido às chuvas de fevereiro e março deste ano.
“Nossa recuperação teve um grande abalo e, embora no inverno a gente tenha registrado um aumento, ainda é bem abaixo do que a gente esperava se não tivesse as chuvas. Por isso, precisamos de um calendário de eventos fortalecido para que consigamos recuperar uma economia que foi tão prejudicada”, afirma.