Connect with us

Palácio de Cristal tem previsão de ser reaberto em junho para a Bauernfest 2022

Cidade

Palácio de Cristal tem previsão de ser reaberto em junho para a Bauernfest 2022

Além da parte externa, a prefeitura trabalha na licitação para a contratação de uma empresa para reformar a parte interna do Palácio de Cristal

Quem passa pela Rua Alfredo Pachá percebe a movimentação no Palácio de Cristal. O monumento passa por obras de restauração desde 2019 e de lá pra cá, muitos turistas e petropolitanos sentem falta de visitar esse atrativo cultural da cidade.

Foto: Blog Bagagem para Dois

Paralisação da obra

As obras no Palácio de Cristal tiveram início em dezembro de 2019, mas foram paralisadas três meses depois. No dia 29 de março de 2021, o ex-prefeito interino, Hingo Hammes, retomou as intervenções no local.

Os obras foram interrompidas porque não tinha previsto a contratação de um arqueólogo, determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para as intervenções devido ao valor histórico do espaço.

Apenas em maio de 2021 a empresa Grifo Arqueologia, responsável pelo monitoramento, começou a trabalhar no local, chegando a encontrar mais de 2 mil peças históricas durante as escavações que depois foram até expostas ao público.

Previsão de reabertura do Palácio

A Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária informou que trabalha para cumprir a meta estipulada pelo atual prefeito, Rubens Bomtempo, em dezembro: abrir o Palácio de Cristal ao público a tempo da Bauernfest deste ano. Para isso, as obras seguem no ritmo esperado, sempre acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além disso, a secretaria frisa que trabalha na licitação para a contratação de uma empresa para reformar o Palácio de Cristal em si – já que as obras iniciadas em 2019 e paradas por quase dois anos comtemplavam apenas a parte externa e a elétrica.

Foto Reprodução Instagram @vocedisseviagem

O Palácio

O Palácio de Cristal é um dos pontos turísticos mais visitados de Petrópolis. Foi fundado em 1884 para abrigar exposições de pássaros, flores, e produtos agrícolas. A sua estrutura é pré-moldada em ferro fundido. A fundição foi encomendada na França pelo Conde d’Eu, marido da princesa Isabel, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir