Com a pandemia, cresce a busca por uma vida mais saudável em Petrópolis
O índice de hospitalização por Covid-19 chega a ser 34% menor em pessoas fisicamente ativas, explica o profissional de Educação Física, Anderson Bento
Não é novidade que exercícios físicos fazem bem para a saúde física e mental. No entanto, durante a pandemia do Covid-19 notou-se uma maior necessidade de manter o corpo fisicamente ativo.
Desde uma simples caminhada na rua até exercícios mais complexos, manter o corpo em movimento pode trazer diversos benefícios, como o fortalecimento dos ossos e articulações, redução da pressão arterial, aumento da força e resistência muscular e melhora do sistema imunológico.
Pensando no presente e também no futuro, a atividade física pode proporcionar uma vida mais sadia. O ortopedista e médico do esporte da Unimed Petrópolis, Caio Bretas, dá uma dica para alcançar o envelhecimento saudável.
Caio Bretas, médico do esporte da Unimed Petrópolis – Foto Divulgação
“Existem muitas opções de exercícios físicos, como os de resistência aeróbica e de flexibilidade. Para as pessoas, digo que desfrutem de uma vida mais saudável e com maiores possibilidades de chegar a idades avançadas e com qualidade”, ele diz.
Aumenta busca por atividades físicas
Diante dessa busca por uma vida mais saudável, o sócio proprietário da Academia Körper, Michel Carneiro, conta que a procura pela academia teve um aumento considerável nos últimos meses.
“Desde o início de novembro temos observado que houve um retorno significativo dos antigos alunos, principalmente, aqueles que deixaram a academia por conta da pandemia. Além dessa parcela de público, novos alunos também chegaram à procura de saúde. Por conta disso, o número de matriculas cresceu cerca de 40% e a expectativa é que esse índice chegue a 60%, a partir da última semana de janeiro. Este crescimento é normal nesta época do ano, contudo, agora, além do corpo ‘sarado’, as pessoas estão preocupadas em garantir melhor imunidade e mais qualidade de vida”, ele explica.
Foto: Körper Itaipava
O profissional de Educação Física e sócio proprietário da Academia Körper, Anderson Bento, explica a importância da atividade física no combate do coronavírus.
“Recentes estudos mostraram que a atividade física também evita o agravamento da covid-19. Durante os exercícios, os músculos liberam um hormônio chamado irisina, que tem poder de reduzir a produção de uma proteína que é responsável pelo transporte do vírus para dentro das células. Tanto é que o índice de hospitalização chega a ser 34% menor em pessoas fisicamente ativas. Por isso, a prática regular dos exercícios é tão importante neste período de pandemia e, desde o final de 2021, a população começou a se conscientizar sobre isso, retornando aos treinos nas academias, neste momento de avanço da vacinação”, frisa o profissional.