Número de internações por Covid-19 salta de 2 para 74 em 15 dias em Petrópolis
Além das UPAs e postos de saúde lotados de pessoas com sintomas respiratórios, os hospitais de Petrópolis também voltaram a ficar ocupados por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.
Em 15 dias, o número de internações saltou de dois para 74 pacientes hospitalizados no município: 44 em leitos clínicos e 30 na UTI.
Confira o comparativo dos boletins epidemiológicos do dia 09 de janeiro e 15 dias depois, nesta segunda-feira (24/01):
Foto Divulgação PMP
Petrópolis terminou o dia com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 57,14%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 50,94%.
Variante ômicron e importância de completar o ciclo vacinal
O aumento de internações é resultado da grande circulação da ômicron, considerada muito mais transmissível do que as outras variantes.
Para evitar o agravamento do quadro de Covid-19, o Secretário de Saúde Marcus Curvelo pede que a população complete o ciclo vacinal: “Com as três doses [da vacina], dificilmente, a sua situação agravará ao ponto de chegar a uma internação ou ao ponto de ser entubado”, explica.
Além disso, Curvelo faz um apelo para que a população continue tomando os devidos cuidados contra a Covid-19: “Tanto em locais abertos quanto fechados, o uso de máscara, a lavagem das mãos, a utilização de álcool em gel e o distanciamento social são essenciais”, completa.
Busca intensa por testes
Outro dado que vem chamando atenção em janeiro é o aumento da procura por testes de Covid-19 nas UPAs, nos laboratórios e farmácias.
Prova disso é que há 15 dias o boletim epidemiológico registrou 678 testes em análise e hoje esse número é quase três vezes maior, com 1.660 testes sendo analisados.
Com o aumento de casos de Covid-19, a prefeitura criou na semana passada um novo fluxo de atendimento e testagem em Petrópolis, que pode ser conferido aqui.
Rede privada também sente aumento de casos de Covid-19
Diferente do cenário no início de dezembro, em que hospitais particulares comemoravam leitos vazios, hoje a realidade é de hospitais começando a encher novamente.
Ao todo, são 19 pacientes internados na rede privada de saúde nesta segunda-feira: 16 em leitos clínicos e três em UTIs.
Foto: Divulgação HST
Óbitos registrados em janeiro
Em dezembro Petrópolis registrou 7 vítimas da Covid-19. Em janeiro, até hoje (24), foram contabilizados 6 óbitos, sendo que dois divulgados nesta segunda.
A primeira era uma mulher, de 57 anos, com neoplasia, moradora no Retiro. Ela foi internada no dia 15 de janeiro no Hospital Alcides Carneiro e veio a falecer no dia 17 de janeiro.
A segunda vítima é um homem, de 68 anos, com doença cardíaca crônica, morador no Valparaíso. Ele foi internado no dia 17 de dezembro no Hospital Alcides Carneiro e veio a falecer no dia 17 de janeiro.
Desde o início da pandemia, foram contabilizados 1.577 óbitos por Covid-19 em Petrópolis.
Leia também:
- Vacinação contra Covid-19 é ampliada para os domingos em Petrópolis
- Com o aumento de casos de Covid-19, prefeitura cria novo fluxo de atendimento e testagem em Petrópolis
- Diretor da Unimed Petrópolis diz que alta de casos de Covid-19 é “preocupante”
- Crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades já podem se cadastrar para vacinação contra Covid-19 em Petrópolis