Connect with us

Secretário de Saúde pede que a população de Petrópolis use máscara e complete o ciclo vacinal: ‘vacinas salvam vidas’

Cidade

Secretário de Saúde pede que a população de Petrópolis use máscara e complete o ciclo vacinal: ‘vacinas salvam vidas’

Marcus Curvelo garante que as chances do quadro de um paciente com Covid-19 agravar com as três doses da vacina são mínimas

Com relatos de horas na fila das UPAs, petropolitanos já sentem o aumento dos casos de Covid-19 na cidade. Os sintomas são semelhantes ao do vírus Influenza – dor no corpo, febre e dor de garganta -, e fazem com que os cidadãos recorram aos postos de saúde para buscar uma atendimento médico.

Diante desse cenário, o Secretário de Saúde Marcus Curvelo ressaltou a importância da população completar o ciclo vacinal: “A eficácia ou eficiência da vacina se dá com o ciclo vacinal completo, ou seja, as três doses. Isso é comprovado cientificamente. Com as três doses, dificilmente, a sua situação agravará ao ponto de chegar a uma internação ou ao ponto de ser entubado”, ele explica.

Foto: Divulgação PMP

Além disso, ele orientou que os petropolitanos continuem tomando os cuidados para prevenir a doença: “Pedimos sempre para que as pessoas completem o ciclo vacinal para que possamos ter a maior proteção imunológica possível contra, inclusive, essa variante que tem causado um grau de transmissão muito grande. Recomendamos também, tanto em locais abertos quanto fechados, o uso de máscara, a lavagem das mãos, a utilização de álcool em gel e o distanciamento social”, completa.

Foto: Henry Kappaun

Busca intensa por testes

Segundo a Prefeitura de Petrópolis, no primeiro boletim de Covid-19 desse ano haviam sido feitos 216.351 testes. Já no último boletim, foram contabilizados 221.696 testes. Ou seja, em 22 dias, foram realizados 5.345 testes para Covid-19 na cidade.

Foto: Divulgação

Aumento no número de casos positivos

A cidade conta com 50.656 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, mas estima-se que mais de mil pacientes foram positivados só na primeira quinzena de janeiro.

Só no mutirão de testagem realizado no sábado passado (15), dos 1.000 testes realizados, 400 pessoas em Petrópolis foram confirmadas com Covid-19.

O aumento de casos positivos da Covid-19 também vem sendo sentido na rede privada. Segundo o Hospital SMH Beneficência Portuguesa, 80% dos testes realizados em janeiro deste ano deram positivo para coronavírus.

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação de leitos clínicos também teve aumento significativo. No dia 02 de janeiro havia apenas 3,33% dos leitos clínicos ocupados e 0% de leitos UTI. Já na última atualização (21 de janeiro), o painel de monitoramento registrou 67,57% dos leitos clínicos (25 internações) e 30,19% dos leitos UTI (16 internações) ocupados na rede pública de saúde. Levando em consideração apenas a rede privada de saúde da cidade, foram registradas 15 internações clínicas e três de terapia intensiva.

Foto Reprodução Internet

Leia também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir