Variante delta: Secretário de Saúde de Petrópolis alerta sobre necessidade de reforçar prevenção
Em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Petrópolis, Aloisio Barbosa afirma que é fundamental usar máscaras de forma correta, higienização das mãos e distanciamento social
Após a confirmação do terceiro caso da variante delta em Petrópolis, o secretário de Saúde do município, Aloisio Barbosa, fez alerta sobre a importância de manter os cuidados preventivos contra a covid-19.
Em vídeo, o secretário ressalta que é fundamental que a população se vacine e que reforce as medidas como uso de máscaras de forma correta, ou seja, cobrindo o nariz e a boca; higienização das mãos e o distanciamento social.
“Estamos notando na última semana um aumento de atendimentos e aumento do número de internações. Esse reflexo pode ser relacionado a um período sazonal, como ao período relacionado à circulação da variante”, afirma.
Segundo Aloisio, os cuidados preventivos são importantes uma vez que a vacinação está em andamento e ainda não alcançou toda população petropolitana.
“Aqueles que podem evitar aglomerações que evitem e observem quando chegar o momento de tomar a vacina vão se vacinar; observe o momento de tomar a segunda dose”, destaca.
Sobre os casos da variante delta
Os primeiros casos da variante delta foram identificados no início de julho na cidade. Um homem de 24 anos e uma mulher, de 25. Segundo a Secretaria de Saúde, eles não chegaram a precisar de internação.
Já o terceiro caso foi confirmado pelo Governo do Estado (responsável pelo monitoramento das variantes, que é feito por amostragem) na segunda-feira (16).
A mulher, de 60 anos, moradora do Independência, era hipertensa e não resistiu à doença. A Secretaria Municipal de Saúde disse que entrou em contato com parentes da vítima que informaram que ela optou por não se vacinar.
Veja também: Prefeitura de Petrópolis reabre 20 leitos clínicos para Covid-19 após aumento de internações