[PersonalidadesPetropolitanas] Conheça o artista por trás da estátua que “levita” na Praça Dom Pedro
Motivo de curiosidade para muitos, a atividade tem sido a razão da felicidade do jovem
Ele já foi balconista e ajudante de pedreiro, mas foi no universo das artes que, realmente, se encontrou. Petropolitano, Brendon Botelho de Souza, de 24 anos, é o artista por trás da estátua que, há cerca de um ano, “levita” na Praça Dom Pedro. Das 10 da manhã às quatro da tarde, já é certo vê-lo na praça que é coração da cidade. Na nona edição da série de #PersonalidadesPetropolitanas, conheça o artista que gera curiosidade por onde passa.
Foto: Fui Pra Rua (@fuipra_rua)
Nos momentos em que mais precisou, foi a arte que o salvou. Funcionário, há cerca de três anos, de uma empresa de animação para festas, Brendon explica que, tanto antes de ser empregado pela firma, quanto agora, na pandemia, foi o meio artístico o responsável por levar a ele alegria em tempos de tristeza. Impedido de trabalhar devido à interrupção dos eventos em tempo de isolamento social, coube a um amigo – o anjo dos Correios – ajudá-lo.
“Aquela roupa que eu visto é do Felipe, o anjo. Eu e ele trabalhamos na mesma empresa de animação de festas e, como não está podendo ter festa, ele viu que eu estava parado e decidiu me ajudar”. Tendo vestido o traje pela primeira vez em meados de 2019, na Rua do Imperador, desde o ano passado Brendon tem a utilizado em tempo integral na Praça Dom Pedro. Motivo de curiosidade para muitos, a atividade tem sido a razão de sua felicidade.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Cercado por olhares de espanto, curiosidade e admiração, o petropolitano tem nas expressões do público o incentivo necessário para dar novos passos em sua caminhada como artista. Filho de um ex-palhaço, Brendon descreve a satisfação que é poder proporcionar momentos de alegria e, por que não, magia a quem está do outro lado. Ele cita a vez em que, vestido de Homem-Aranha, recebeu o 1º pedaço de bolo de um aniversariante.
Foto: Divulgação
“Me lembro do aniversariante chegando com o primeiro pedaço de bolo para me dar. Até a mãe do menino ficou espantada quando viu. A arte me trouxe alegria”. Com planos de se tornar um “artista completo”, Brendon diz que tem praticado e descoberto vários talentos, que vão da dança ao canto, pintura e desenho. Ele aconselha outros jovens a também terem fé e força de vontade para conquistarem seus sonhos.
“Eu vejo os jovens que querem trabalhar, apoiar a família. Sempre que minha avó vai ao Centro ela deixa um dinheirinho na minha caixinha e fala: parabéns, neto. A mensagem que eu dou é nunca desistir do seu sonho porque sempre há uma forma de realizar, e minha ideia é me tornar um artista completo, que não tem só um, mas vários talentos”.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Convite a momentos de descontração e até diversão, o trabalho de Brendon tem estado presente não somente na Praça Dom Pedro, mas, certamente, também no imaginário e nas histórias dos petropolitanos, que passam a contar com mais uma cativante personalidade.
Veja também:
- [Personalidades Petropolitanas] Conheça a história do Sr. Guilherme, o fundador da Dog’s Heaven
- [Personalidades Petropolitanas] Conheça a história e a obra do Padre Francisco: o italiano que cativou Petrópolis
- [Personalidades Petropolitanas] Saiba quem é a baiana que vende acarajé no Palácio de Cristal
- [Personalidades Petropolitanas] Conheça a história do “seu” Nonô: o corredor que inspira por onde passa
- [Personalidades Petropolitanas] Conheça a história do Amaral: jornaleiro de 70 anos que, há 50 deles, se dedica à banca
- [Personalidades Petropolitanas] Conheça o vendedor de cuscuz que se tornou marca registrada no Itamarati e Corrêas
- [Personalidades petropolitanas] Saiba quem é a joaninha motociclista que esbanja simpatia pelas ruas de Petrópolis
- [Personalidades petropolitanas] Conheça a história do homem por trás do anjo que conquistou Petrópolis