Petropolitanos registram frio intenso em Petrópolis uma semana antes da chegada oficial do inverno
Termômetro de moradora do Rocio registrou 2ºC na manhã desta terça-feira (15). Segundo Inmet, frio chegou para ficar
O inverno resolveu se antecipar em Petrópolis. Embora oficialmente a estação mais fria do ano chegue na próxima semana, a partir do dia 21 de junho, moradores da cidade já registram temperaturas baixíssimas.
“Estou virando picolé! Muito frio, muito frio!”, brincou a empresária Luciana Aguirre que mora no Rocio após o termômetro da casa dela registrar 2ºC.
Luciana contou que já tirou os cobertores dos armários e preparou a lareira para ajudar a esquentar os dias mais frios, mas também mais charmosos do ano.
Foto 1: Marco Oddone / Foto 2: Luciana Aguirre
Dados da Defesa Civil de Petrópolis confirmam que a temperatura realmente despencou nos últimos dias.
Segundo o órgão, a estação meteorológica que fica no Centro da cidade e pertence ao Ipan Masces, registrou nesta terça mínima de 9,12ºC, às 4h. Na segunda, a temperatura mínima tinha sido de 11ºC.
Termômetro do bairro Retiro marcou 9ºC, às 06h12, desta terça-feira (15) – Foto: Afonso Mazzocco
Frio chegou para ficar
Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acreditam que esse frio já chegou para ficar.
Embora o órgão esteja sem os dados atualizados referentes a estação automática instalada no Pico do Couto, o meteorologista Olívio Bahia, acredita que Petrópolis possa ter registrado a temperatura mais baixa do ano.
“Daqui para frente será mais comum a entrada de ar mais frio já que estamos caminhando para o inverno”, diz.
Sobre a situação da estação do Pico do Couto, ele explicou que, por conta da pandemia a manutenção desses equipamentos está atrasada uma vez que o deslocamento de pessoal foi reduzido.