#Cartões-Postais: 8 fatos e curiosidades sobre a Catedral São Pedro de Alcântara
Do tempo em que nem torre a Catedral tinha
*Matéria atualizada no dia 15/09/2023 às 16h
Em mais uma reportagem da série #Cartões-Postais, a Sou Petrópolis traz alguns fatos e curiosidades relacionados à história da Catedral de São Pedro de Alcântara: um dos principais pontos turísticos pelos quais a cidade é conhecida.
Símbolo de beleza e história, a Catedral recebe, anualmente, cerca de 300 mil visitantes que, petropolitanos ou turistas, inevitavelmente se deixam encantar por ela.
Foto: Reprodução Petrópolis Real
1. Princesa Isabel foi a principal benfeitora da Catedral
Alma da “Nova Matriz”, conta-se que a Princesa Isabel chegou a desenvolver quermesses, batalhas de flores (brincadeira que consista em passeios de carruagem/automóvel em que os envolvidos lançavam flores uns aos outros), bem como um Livro de Ouro para angariar fundos para a construção do tempo. Além disso, mesmo em exílio ela foi uma das responsáveis por garantir que o projeto fosse executado.
2. Dom Pedro II deixou pertences junto da segunda pedra fundamental
Uma outra curiosidade é que, no lançamento da segunda pedra fundamental da Catedral, em 1884 – já que, da primeira vez, o templo estaria situado em frente ao Palácio Imperial – Dom Pedro II teria deixado alguns de seus pertences junto dela. Foram eles: uma cópia da Lei do Ventre Livre, jornais da época e sua coleção de moedas cunhadas do Império em ouro, prata e bronze.
3. Quase um século de obra
Bem que dizem que obra de igreja é do tipo que demora. No caso da Catedral, foram 93 anos de construção. Nesse tempo, as obras chegaram a ser interrompidas, houve trocas de engenheiros e mudanças no projeto, que só foi dado como concluído lá em 1969: ano em que a torre da igreja foi inaugurada. Os sinos, por sua vez, tocaram pela primeira vez em 1963.
Fotos: Reprodução/Grupo Amigos de Petrópolis – Facebook
4. Mausoléu foi inaugurado por Getúlio Vargas
Inaugurado em 1939, por Getúlio Vargas, o mausoléu da Catedral guarda os restos mortais da Família Imperial. Sobre as lápides, estão esculturas em tamanho real de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, bem como de Conde D’Eu e Princesa Isabel. A chamada “capela imperial” é protegida por grades de bronze e rodeada por vitrais que contam momentos emblemáticos da história da cidade.
Foto: @vivereviajar
5. Altar guarda restos mortais de três Santos Mártires
Uma curiosidade talvez não tão conhecida é o fato de que o altar, construído em bronze patinado, ônix e mármore Chiampo Pérola, guarda as relíquias (restos mortais) de três Santos Mártires. São eles: Santa Tecla, São Magno e Santa Aurélia. Todas elas trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme.
6. Elementos de peso
Formada por elementos de peso histórico e cultural, importantes partes da Catedral são também pesados, literalmente! Para se ter uma ideia, o órgão de 2.227 tubos pesa nove toneladas, a torre da igreja pesa 60 toneladas e as portas principais pesam quase duas toneladas e meia cada uma! É, realmente, uma obra prima de extrema importância na religião, arquitetura e engenharia!
Foto: José Renato Lisbôa Cordeiro
7. Telhado tem formato de cruz
E não é que a Catedral é tão bonita quando avistada lá de cima do que daqui do chão? Imagens de drone mostram que o telhado do templo, quando visto das alturas, tem formato de cruz. É ou não é para se apaixonar?
Foto: Breno Madeira
8. Atualmente, a torre é aberta para visitas
Durante o passeio à Galeria, também é possível acessar o mirante, onde é possível ter uma das melhores vistas do Centro Histórico. De lá, toda a Avenida Koeler e outros pontos centrais da cidade, como a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a Praça da Liberdade podem ser observados.
Foto: Divulgação
Nos comentários, conta pra gente outros fatos curiosos sobre a Catedral São Pedro de Alcântara! =)