Filmes protagonizados por crianças do Independência podem ser assistidos gratuitamente até dia 10 de março
O curta-metragem fala sobre a problemática do lixo nessa comunidade de Petrópolis e o documentário conta a história do “Cine Pagu na Escola”.
O cinema é um grande aliado no processo educacional. Sua inserção no contexto escolar amplia o repertório cultural, social e artístico, transformando a realidade de diversas crianças e jovens. Um exemplo disso é o Cine Pagu na Escola, realizado em 2019 no Centro Educacional Comunidade São Jorge em Petrópolis-RJ. O projeto oportunizou uma formação básica em audiovisual para 43 estudantes de 8 a 14 anos e se engajou no contexto social desses alunos, com o objetivo de entender suas dores e sonhos, para transformá-los em filme.
Foto: Divulgação
Foram meses de oficinas de linguagem, roteiro, fotografia, cenografia e filmagem com profissionais do audiovisual e da pedagogia. O resultado foi o curta-metragem “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, primeiro filme da produtora Engenhoca Filmes, que teve o roteiro desenvolvido a partir da visão das crianças sobre o maior problema que detectam no bairro: o lixo. O curta vem fazendo uma bela carreira em festivais nacionais e internacionais de cinema, tendo recebido alguns prêmios, como melhor filme na categoria Júri Popular no 18º Festival Internacional de Cinema Infantil e melhor direção no 5º Festival Curta Canedo.
A partir dessa experiência, a produtora realizou seu segundo filme, o documentário “Matéria de Cinema”, roteirizado e dirigido por Beatriz Ohana, também diretora do curta. Através de imagens de todo o processo e relatos da equipe e das crianças participantes, o documentário apresenta todo o projeto Cine Pagu na Escola, buscando incentivar a relação do audiovisual com a educação pública, estimulando um cinema que fala sobre diversas realidades, através do olhar de crianças e jovens.
Foto: Divulgação
Para que os filmes fiquem acessíveis ao grande público, a produtora resolveu disponibilizá-los de forma online e gratuita por tempo limitado. Ambos os filmes estão disponíveis no canal da Engenhoca Filmes no Youtube da produtora até o dia 10 de março.
Além disso, através do site oficial do Cine Pagu, é possível que educadores e cineclubistas de todo o Brasil marquem sessões dos filmes. Basta acessar cinepagu.com.br e entrar na aba “marcar sessão”, que 72 horas antes da data agendada o responsável pela exibição irá receber os filmes para download acompanhados de um material de apoio para realização de sessões com crianças e jovens.
Foto: Divulgação
Para mais informações, acesse as redes sociais do Cine Pagu:
Facebook: https://www.facebook.com/pagucine
Instagram: https://instagram.com/cine.pagu
Veja também:
- Festival Riso Solto: evento online e gratuito de palhaçaria e circo começa nesta semana em Petrópolis
- 8° Festival de Esquetes de Petrópolis promove oficinas e espetáculos online gratuitos até domingo
- Em parceria com artesãos locais, Terra Santa promove feira para pets e evento de chocolates artesanais
- Ex-Canarinhos falam, em live, sobre o impacto do coral na formação humana