Saiba como os petropolitanos podem ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul
Empreendimentos de Petrópolis estão arrecadando doações para serem levadas aos mais de 500 mil desalojados
*Matéria atualizada às 17h de 13 de maio de 2024
Em último balanço atualizado nesta segunda-feira (13), as tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul provocaram 147 mortes e 127 pessoas estão desaparecidas. Pelo menos 447 cidades foram afetadas, o que representa 90% do total de 497 cidades gaúchas.
Foto: Amanda Perobelli
O governo contabiliza um total de 538.241 cidadãos na condição de desalojados. O desastre deixou, até o momento, 2,11 milhões de pessoas afetadas pelo desastre. O Rio Grande do Sul tem 10,8 milhões de habitantes, segundo o censo de 2022 do IBGE.
No levantamento oficial, em todo o estado, há 806 feridos. Mais de 76,4 mil pessoas foram resgatadas. Somam-se a esses salvamentos 10.814 animais domésticos e silvestres. Atuam nesses salvamentos 27.651 agentes públicos federais, do Rio Grande do Sul e de estados parceiros.
Foto: REUTERS/Adriano Machado
Há dois anos, Petrópolis passava por uma situação parecida, durante a tragédia de fevereiro de 2022, que deixou mais de 230 vítimas fatais e dezenas de desabrigados. Durante o período de recuperação da cidade, o Brasil inteiro abraçou a Petrópolis, que recebeu doações de todos os estados do país.
Agora chegou a vez dos petropolitanos ajudarem! Pensando nisso, criamos esse guia com algumas dicas de como fazer a diferença nesse momento difícil para o Rio Grande do Sul.
Foto: Amanda Perobelli
Como os peropolitanos podem ajudar?
Correios
Os Correios estão recebendo e transportando gratuitamente doações feitas nas seguintes agências, das 9h às 18h:
- Rua Bingen, 1640 – Bingen
- Rua Coronel Veiga, 2002 – Coronel Veiga
- Rua 16 de Março, 322 – Centro
- Lojas 5 E 6, Estr. União e Indústria, 11870 – Itaipava
- Estr. União e Indústria, 19297 – Pedro do Rio
- Estr. Silveira da Mota, 42 – Posse
São aceitos alimentos de cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, ração para pets e itens de cama, mesa e banho.
Shopping Vilarejo
O Shopping Vilarejo, em Petrópolis, viabilizou junto a Força Aérea Brasileira, um canal seguro para o envio de ajuda ao Rio Grande do Sul. A parceria recolherá água mineral, material de limpeza e produtos de higiene pessoal no estacionamento do shopping..
- Endereço: Estrada União e Indústria 10.035 – Itaipava
Saiba mais: Shopping Vilarejo monta centro de arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação
Estácio
O Instituto Yduqs e a Estácio Petrópolis está recebendo doações de água, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza higiene pessoal, além de roupas e agasalhos.
Para quem está distante e não puder contribuir com a entrega de donativos, também é possível apoiar as famílias diretamente pelo site do Instituto Yduqs. As doações podem ser de qualquer valor via boleto bancário, cartão de crédito ou pix.
- Endereço: Estácio Petrópolis: Rua Bingen, 50
Veja também: ‘Juntos pelo Rio Grande do Sul’: Estácio Petrópolis se torna ponto de arrecadação de donativos
Foto: Divulgação
Sesc e Senac
Unidades do Sesc RJ e do Senac RJ, em Petrópolis, estão arrecadando água mineral, itens de higiene pessoal e alimentos não-perecíveis para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Os itens serão destinados pelo Mesa Brasil, programa de segurança alimentar do Sesc RJ.
Entre os alimentos não-perecíveis, a preferência é por itens que não necessitem de cozimento e que estejam prontos para consumo, já que muitas vítimas afetadas estão sem acesso a fogão. Assim, podem ser doados também leite em pó, biscoitos e alimentos enlatados. Estão sendo recebidos também fraldas e absorventes íntimos nos seguintes endereços:
- Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)
Av. Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha
Horário de atendimento: terça a domingo e feriados, das 10h às 17h. - Sesc Nogueira
Estr. do Calembe, 2000 – Nogueira
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 9h às 12h e de 13h às 18h - Senac Petrópolis
Rua Alfredo Pachá, 26, Centro
Horário de atendimento: segunda a sexta: 9h às 18h
Veja também: Unidades do Sesc e do Senac em Petrópolis recebem doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Foto: Antonio Pinheiro
Rua Teresa
A ARTE – Associação da Rua Teresa, está arrecadando roupas de cama e banho, cobertores, mantas, travesseiros, kits de higiene pessoal, sapatos em bom estado e chinelos (devidamente amarrados com seus pares), kit para bebês, roupa íntima nova para homens, mulheres, crianças e tamanhos plus size e água potável de terça a sábado, das 9h às 17h, em sua sede localizada na:
- Rua Aureliano Coutinho, sem número
Lojas Eskimó
As lojas de sorvete Eskimó são, originalmente, do Sul do país. Os caminhões da marca estão vindo para Petrópolis carregados de sorvetes e voltarão para o Rio Grande do Sul com doações, que podem ser deixadas nos seguintes endereços:
- Estrada União e Indústria, 2310 – Corrêas
- Rua Quissamã, 661 – Quissamã
CVC
Em parceria com a GOL, Azul, Latam e Jamef, a CVC Itaipava está aceitando doações de roupas e calçados, roupas de cama e toalhas até 19 de maio no seguinte endereço:
- Estrada União Indústria, 10.126, loja 04, Shopping Arcádia Mall – Itaipava
Azul Express
A Azul Express está arrecadando alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal, roupas e itens de cama e banho, se segunda a sexta, das 8h às 18h, no seguinte endereço, em frente à quadra da UCP:
- Rua Doutor Paulo Hervê, 1436 – Bingen
Doação por PIX
O Governo do Rio Grande do Sul criou um comitê gestor para a conta ‘SOS Rio Grande do Sul’, que é o canal oficial de doações do Estado.
O grupo é formado por entidades públicas e privadas, que irão definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações arrecadadas pela chave Pix CNPJ: 92.958.800/0001-38
Ajuda aos animais
Além das pessoas, os animais também foram muito afetados pelo desastre. Estima-se que, até o dia 4 de maio, equipes do poder público resgataram ao menos 3,5 mil animais ilhados. Este número deve ser ainda maior, já que diversos grupos de voluntários também atuaram no salvamento de cães e gatos.
Foto: Reprodução GRAD Brasil
O Grupo de Resposta a Animais em Desastre @grad_brasil e a ONG Princípio Animal @principioanimal estão na linha de frente e podem ser ajudados pelas chaves PIX:
- GRAD: 54.465.282/0001-21
- Princípio Animal: 29.880.059/0001-01
*Com informações de Agência Brasil