Connect with us

Saiba como os petropolitanos podem ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Petrópolis do bem

Saiba como os petropolitanos podem ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Empreendimentos de Petrópolis estão arrecadando doações para serem levadas aos mais de 500 mil desalojados

*Matéria atualizada às 17h de 13 de maio de 2024

Em último balanço atualizado nesta segunda-feira (13), as tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul provocaram 147 mortes e 127 pessoas estão desaparecidas. Pelo menos 447 cidades foram afetadas, o que representa 90% do total de 497 cidades gaúchas.

Foto: Amanda Perobelli

O governo contabiliza um total de 538.241 cidadãos na condição de desalojados. O desastre deixou, até o momento, 2,11 milhões de pessoas afetadas pelo desastre. O Rio Grande do Sul tem 10,8 milhões de habitantes, segundo o censo de 2022 do IBGE.

No levantamento oficial, em todo o estado, há 806 feridos. Mais de 76,4 mil pessoas foram resgatadas. Somam-se a esses salvamentos 10.814 animais domésticos e silvestres. Atuam nesses salvamentos 27.651 agentes públicos federais, do Rio Grande do Sul e de estados parceiros.

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Há dois anos, Petrópolis passava por uma situação parecida, durante a tragédia de fevereiro de 2022, que deixou mais de 230 vítimas fatais e dezenas de desabrigados. Durante o período de recuperação da cidade, o Brasil inteiro abraçou a Petrópolis, que recebeu doações de todos os estados do país.

Agora chegou a vez dos petropolitanos ajudarem! Pensando nisso, criamos esse guia com algumas dicas de como fazer a diferença nesse momento difícil para o Rio Grande do Sul.

Foto: Amanda Perobelli

Como os peropolitanos podem ajudar?

Correios

Os Correios estão recebendo e transportando gratuitamente doações feitas nas seguintes agências, das 9h às 18h:

  • Rua Bingen, 1640 – Bingen
  • Rua Coronel Veiga, 2002 – Coronel Veiga
  • Rua 16 de Março, 322 – Centro
  • Lojas 5 E 6, Estr. União e Indústria, 11870 – Itaipava
  • Estr. União e Indústria, 19297 – Pedro do Rio
  • Estr. Silveira da Mota, 42 – Posse

São aceitos alimentos de cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, ração para pets e itens de cama, mesa e banho.

Shopping Vilarejo

O Shopping Vilarejo, em Petrópolis, viabilizou junto a Força Aérea Brasileira, um canal seguro para o envio de ajuda ao Rio Grande do Sul. A parceria recolherá água mineral, material de limpeza e produtos de higiene pessoal no estacionamento do shopping..

  • Endereço: Estrada União e Indústria 10.035 – Itaipava

Saiba mais: Shopping Vilarejo monta centro de arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Estácio

O Instituto Yduqs e a Estácio Petrópolis está recebendo doações de água, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza higiene pessoal, além de roupas e agasalhos.

Para quem está distante e não puder contribuir com a entrega de donativos, também é possível apoiar as famílias diretamente pelo site do Instituto Yduqs. As doações podem ser de qualquer valor via boleto bancário, cartão de crédito ou pix.

  • Endereço: Estácio Petrópolis: Rua Bingen, 50

Veja também: ‘Juntos pelo Rio Grande do Sul’: Estácio Petrópolis se torna ponto de arrecadação de donativos

Foto: Divulgação

Sesc e Senac

Unidades do Sesc RJ e do Senac RJ, em Petrópolis, estão arrecadando água mineral, itens de higiene pessoal e alimentos não-perecíveis para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Os itens serão destinados pelo Mesa Brasil, programa de segurança alimentar do Sesc RJ.

Entre os alimentos não-perecíveis, a preferência é por itens que não necessitem de cozimento e que estejam prontos para consumo, já que muitas vítimas afetadas estão sem acesso a fogão. Assim, podem ser doados também leite em pó, biscoitos e alimentos enlatados. Estão sendo recebidos também fraldas e absorventes íntimos nos seguintes endereços:

  • Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)
    Av. Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha
    Horário de atendimento: terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.
  • Sesc Nogueira
    Estr. do Calembe, 2000 – Nogueira
    Horário de atendimento: segunda a sexta, de 9h às 12h e de 13h às 18h
  • Senac Petrópolis
    Rua Alfredo Pachá, 26, Centro
    Horário de atendimento: segunda a sexta: 9h às 18h

Veja também: Unidades do Sesc e do Senac em Petrópolis recebem doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Foto: Antonio Pinheiro

Rua Teresa

A ARTE – Associação da Rua Teresa, está arrecadando roupas de cama e banho, cobertores, mantas, travesseiros, kits de higiene pessoal, sapatos em bom estado e chinelos (devidamente amarrados com seus pares), kit para bebês, roupa íntima nova para homens, mulheres, crianças e tamanhos plus size e água potável de terça a sábado, das 9h às 17h, em sua sede localizada na:

  • Rua Aureliano Coutinho, sem número

Lojas Eskimó

As lojas de sorvete Eskimó são, originalmente, do Sul do país. Os caminhões da marca estão vindo para Petrópolis carregados de sorvetes e voltarão para o Rio Grande do Sul com doações, que podem ser deixadas nos seguintes endereços:

  • Estrada União e Indústria, 2310 – Corrêas
  • Rua Quissamã, 661 – Quissamã

CVC

Em parceria com a GOL, Azul, Latam e Jamef, a CVC Itaipava está aceitando doações de roupas e calçados, roupas de cama e toalhas até 19 de maio no seguinte endereço:

  • Estrada União Indústria, 10.126, loja 04, Shopping Arcádia Mall – Itaipava

Azul Express

A Azul Express está arrecadando alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal, roupas e itens de cama e banho, se segunda a sexta, das 8h às 18h, no seguinte endereço, em frente à quadra da UCP:

  • Rua Doutor Paulo Hervê, 1436 – Bingen

Doação por PIX

O Governo do Rio Grande do Sul criou um comitê gestor para a conta ‘SOS Rio Grande do Sul’, que é o canal oficial de doações do Estado.

O grupo é formado por entidades públicas e privadas, que irão definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações arrecadadas pela chave Pix CNPJ: 92.958.800/0001-38

Ajuda aos animais

Além das pessoas, os animais também foram muito afetados pelo desastre. Estima-se que, até o dia 4 de maio, equipes do poder público resgataram ao menos 3,5 mil animais ilhados. Este número deve ser ainda maior, já que diversos grupos de voluntários também atuaram no salvamento de cães e gatos.

Foto: Reprodução GRAD Brasil

O Grupo de Resposta a Animais em Desastre @grad_brasil  e a ONG Princípio Animal @principioanimal estão na linha de frente e podem ser ajudados pelas chaves PIX:

  • GRAD: 54.465.282/0001-21
  • Princípio Animal: 29.880.059/0001-01

*Com informações de Agência Brasil

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir