Por trás dos monumentos: você sabe quem é o homenageado da construção na Praça Princesa Isabel?
No centro da praça está o monumento dedicado ao Major Júlio Frederico Koeler, idealizador do Plano Urbanístico de Petrópolis.
Além dos museus, casarões e ruas, quem observa os monumentos de Petrópolis é surpreendido com verdadeiras aulas de história. Por conta disso e com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento, a Sou Petrópolis traz a série “Por trás dos Monumentos”, com histórias por trás de importantes construções da cidade. Nesta edição, nosso convite é para desvendar um dos monumentos da Praça Princesa Isabel.
Fotos: reprodução
O personagem da estátua em bronze, de dois metros de altura, é do arquiteto alemão e naturalizado brasileiro Júlio Frederico Koeler, que projetou o Palácio Imperial, hoje Museu Imperial, bem como o primeiro distrito de Petrópolis. Na parte frontal do monumento, em base de granito, está gravada a planta da cidade e sobre a coluna há também o escudo da cidade. Ali também se encontram os restos mortais do arquiteto.
Nascido na Alemanha, 16 de junho de 1804, Koeler foi militar e engenheiro brasileiro. Tendo recebido educação militar em sua terra natal, emigrou para o Brasil em 1828, sendo incorporado na arma de Engenharia do Exército Imperial, com a patente de primeiro tenente.
Com o afastamento dos batalhões estrangeiros a serviço do império, Koeler foi reincorporado ao exército, chegando ao posto de major, participando de projetos importantes, como a ferrovia da Serra da Estrela.
Juntamente com o mordomo Paulo Barbosa da Silva, foi responsável pela criação da cidade de Petrópolis, primeiro povoamento planejado do Brasil.
Fotos: Sou Petrópolis
Em Petrópolis, o Major passou pouco tempo de sua vida, somente para acompanhar a execução do plano urbanístico. Koeler, morreu no dia 21 de novembro de 1847, em sua chácara no Valparaíso, após um amigo atirar acidentalmente contra ele em uma prova de tiro.