Comunidades de Petrópolis recebem oficinas de criação gratuitas neste fim de semana
Iniciativa do projeto rdt acontece de sexta (15) a domingo (17) no Morro da Oficina, Quilombo da Tapera e Vila Rica; saiba como se inscrever
Neste fim de semana, as comunidades do Morro da Oficina, Quilombo da Tapera e Vila Rica, em Petrópolis, recebem oficinas de experimentação e criação cooperativa gratuitas do projeto rdt (redesencontros). A ação acontece de sexta-feira (15) a domingo (17) e as inscrições já estão abertas.
Foto: Divulgação
Os encontros são voltados para moradores ou frequentadores destas comunidades e serão mediados por lideranças locais. Ana Preta e Naná, do Morro da Oficina, Adão Casciano, do Quilombo da Tapera, e Lilian Regina (Tia Lili), da Vila Rica.
As inscrições podem ser realizadas diretamente com eles ou de forma online, preenchendo o formulário clicando aqui. Cada oficina tem até 15 vagas.
Confira a programação:
- Oficina da Palavra | Morro da Oficina
Data: 15 de março (sexta-feira)
Horário: 13h às 18h (com pausa para lanche)
Ponto de encontro: Associação de Moradores da Rua Oswero Vilaça - Oficina de Vídeo | Vila Rica
Data: 16 de março (sábado)
Horário: 9h às 11h30 (pausa) 13h às 15h30
Ponto de encontro: Igreja Batista (Rua D – Tv. 22 – nº23 – atrás do Posto de Saúde) - Oficina de Imagem | Quilombo da Tapera
Data: 17 de março (domingo)
Horário: 9h às 11h30 (pausa) 13h às 15h30
Ponto de encontro: Casa da Denise e Adão
“Nestas oficinas, os participantes interagem ideias, desejos, referências e jeitos de fazer, acerca de palavras (orais e escritas), imagens (fotográficas e ilustradas) e gestos/acontecimentos (registrados em vídeo) que povoam suas relações comunitárias. Cada oficina culmina em diversidades de experimentos criativos, que são posteriormente organizados e compartilhados com as participantes, para então serem condensados em uma publicação interativa digital, a ser distribuída gratuitamente na Internet”, explica um dos idealizadores da ação, Bernardo Stumpf.
Sobre o rdt
Também fazem parte da equipe do rdt a fotógrafa Mariana Rocha, o comunicador, diretor e editor de arte Daniel Figueiredo, e o dançarino Thiago de Souza. A cooperação vem, desde 2014, promovendo estas experiências artístico-pedagógico-culturais.
O histórico de realizações rdct inclui intervenções em espaços de circulação pública, produções cênicas e audiovisuais, publicações literárias e fotográficas, dramaturgias textuais, sonoras e visuais, oficinas e festividades atravessadas, com participação em importantes mecanismos de financiamento e eventos artístico-culturais municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
Foto: Divulgação
Ações em Petrópolis
Dentre as diversas realizações nos últimos 10 anos, duas delas se destacam. Em 2020/2021, a iniciativa publicou o livro “conversas no Morro”, a partir de diálogos com 10 pessoas viventes no Morro da Oficina e cujas presenças e atuações têm relevância histórica, cultural, social, afetiva e/ou política na comunidade. A versão digital do livro pode ser lida clicando aqui.
Já em 2022/2023, o rdt criou o curta-metragem audiovisual “COMEMORATA”, em resposta à pergunta-tema do Programa Retomada Cultural 2, referente aos 200 anos de independência do Brasil. O filme conta com a participação de 13 pessoas, membros de grupos quilombola, LGBTQIA+, PcD e lideranças políticas, comunitárias e religiosas, bem como de vozes notórias das artes, pedagogia, linguística, psicologia e ciência sociais. O curta pode ser assistido clicando aqui.