Você sabia que a Fábrica São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, é uma das mais antigas do Brasil?
Movida pela água represada do rio Quitandinha, na atual Washington Luiz, a fábrica produzia, diariamente, 3,5 mil metros de tecido
A história da Fábrica São Pedro de Alcântara começou na época do Segundo Império, quando a pedido de Dom Pedro II, citado nos documentos como Azevedo, Rocher e Cia, funda a Companhia Fábrica de Tecidos São Pedro de Alcântara.
Fotos: reprodução Facebook – Petrópolis e suas histórias
Fundação
O ano de sua fundação é incerto, mas estima-se que foi em 1875, sendo a fábrica uma das cinco mais antigas do Brasil.
Segundo a publicação do Instituto Histórico de Petrópolis, a Companhia dispunha de máquinas vindas das melhores fábricas inglesas de Manchester. Movida pela água represada do rio Quitandinha, na atual Washington Luiz, a fábrica produzia, diariamente, 3,5 mil metros de tecido. Anexo ao prédio da produção havia uma oficina de ferreiro, outra de carpinteiro e uma terceira de funileiro.
Durante seus aproximados 150 anos de história, sempre atuando no segmento da moda, a empresa pertenceu a 7 controladores diferentes.
Curiosidade: A fábrica de tecidos funcionava como um “relógio” para a cidade, principalmente para as crianças. Às 7h, quando o primeiro apito soava, tinha-se a noção que era hora de ir para a escola. Às 12h, ao toque da sirene hora do almoço.
Em 2002, a fábrica foi vendida para um grupo, que promoveu uma união da história centenária da fábrica à modernidade, incorporando tecnologia têxtil de ponta.
Hoje, o espaço está sendo revitalizado e receberá um complexo cultural.
Fonte: Iphan
Veja também:
- [Nome das Ruas] Você sabe qual acontecimento a Rua 13 de Maio homenageia?
- [Nome das Ruas] Você sabe qual acontecimento a Rua 16 de Março homenageia?
- 8 ruas de Petrópolis que levam nome de personalidades históricas e talvez você não saiba o porquê
- Você sabe quem foi a petropolitana Nair de Teffé, primeira-dama do Brasil e pioneira na caricatura mundial?