Rock The Mountain começa neste sábado; Itaipava deve receber 100 mil visitantes
Evento acontece nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro, com shows de grandes nomes da música brasileira como Alcione, Daniela Mercury, Preta Gil, Pitty, IZA, Marina Sena, Marisa Monte e Maria Bethânia
Começa neste sábado (4), o segundo maior festival de música do estado do Rio de Janeiro, o Rock The Mountain. O evento, que acontece no Parque de Itaipava, em Petrópolis ocorre em dois finais de semana, nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro, com shows de grandes nomes da música brasileira como Alcione, Daniela Mercury, Preta Gil, Pitty, IZA, Marina Sena, Marisa Monte e Maria Bethânia.
Foto: Divulgação
Line-up feminino
O festival chega à sua 8° edição com 10 anos de história e, em comemoração à marca, o line up da festa neste ano é totalmente composto por mulheres.
Ao todo, são mais de 40 artistas confirmadas. Confira os destaques da programação aqui: Rock The Mountain acontece em novembro, em Itaipava; confira os principais artistas da programação
Fotos: @celiasantosfotos, @carolcaminha, @vitonoinsta e @stephaniexhahne
Horário dos shows
O Rock The Mountain já divulgou os horários das apresentações das mais de 100 artistas confirmadas no primeiro fim de semana. O line-up se repete no segundo final de semana da festa, mas, para estas datas, os horários ainda não foram divulgados.
Saiba mais: Rock The Mountain anuncia horários dos shows em Itaipava
Foto: Divulgação
#Dica: A fim de ajudar os milhares de visitantes que irão subir a Serra para aproveitar o evento, separamos algumas informações essenciais para garantir a diversão do público, sem preocupações, nesta lista: 10 coisas que você precisa saber antes de ir para o Rock The Mountain 2023, em Itaipava.
Crescimento do público
O Rock The Mountain teve início em 2013, quando duas mil pessoas compareceram ao festival. Desde então, o público veio crescendo exponencialmente e o evento passou a alcançar grandes números.
Em 2019, o festival contou com 16 mil pessoas. Em 2022, ano em que o RTM se desdobrou em dois encontros anuais, o crescimento foi maior ainda.
Enquanto na 6° edição, que aconteceu em abril do ano passado, a festa recebeu cerca de 60 mil pessoas em dois finais de semana, em novembro, também em dois finais de semana, o Rock The Mountain atingiu a marca de 80 mil pessoas, se consolidando como um dos maiores festivais musicais do Brasil. Para este ano, a expectativa é de 100 mil visitantes.
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
Turismo
De acordo com Ricardo Bräutigam, sócio fundador do Rock The Mountain, mais da metade do público do evento vem de fora do estado do Rio de Janeiro, o que tem grande peso para o turismo da cidade.
“Esse conceito de evento na Serra com clima diferente e diversas atrações atrai o interesse de muitas pessoas de fora e, por isso, estamos tendo uma procura alta dos turistas para vir ao festival. Além disso, acredito que atraímos muitas pessoas por conta da diversidade na escolha dos artistas nacionais para os shows. Cada um possui seu estilo, então eles atingem públicos diversos e isso é muito bom”, comenta.
O Presidente da Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui ressalta que o Rock The Mountain não é apenas um evento de entretenimento, mas também uma oportunidade ímpar para promover a cidade como um destino turístico de destaque.
“Os turistas que participam do festival têm a chance de vivenciar não apenas a emocionante atmosfera do evento, mas também a beleza natural, a cultura e a história de Petrópolis, além de movimentar todo o polo gastronômico. Para o morador é ainda a oportunidade de vivenciar um evento desta importância”, afirma.
Foto: Divulgação
Valorização de artistas locais
Durante o Rock The Mountain, é montado o palco Coreto, que é dedicado exclusivamente a shows de bandas petropolitanas, representando uma oportunidade para que artistas locais mostrem seus talentos para o público plural e diverso que vem de várias regiões do Brasil.
O espaço passou a integrar o RTM na primeira edição de 2022. E, desde então, em duas edições, já recebeu 29 artistas e teve 160 profissionais da cultura petropolitana trabalhando direta ou indiretamente. Para 2023, a expectativa é de que esse número passe de 200.
Agora, na edição que acontece em novembro, o Coreto vai fincar suas bases no Parque de Itaipava, ganhando uma estrutura permanente e transformando-se em um patrimônio cultural da música e da arte em Petrópolis. A construção do espaço já começou e é um presente do RTM para a cidade.
Saiba mais: Rock The Mountain vai construir palco permanente no Parque de Itaipava para uso de artistas locais
Foto: Divulgação
Pra anotar aí:
Rock The Mountain
Onde: Parque de Itaipava
Quando: 4, 5, 11 e 12 de novembro
Mais informações: @rockthemountain