8 retornos e novidades previstas para chegar em Petrópolis nos próximos anos
Volta do Theatro Dom Pedro, novo cinema e salão de jogos no Palácio Quitandinha e muito mais!
Petrópolis é uma cidade recheada de opções de lazer, serviços e gastronomia e, apesar de gostarmos bastante de aproveitar sempre os mesmos lugares, a gente também ama uma novidade. Nesta lista, reunimos alguns projetos que estão em andamento na cidade e que devem ser abertos ao público nos próximos anos. Tem a volta do Theatro Dom Pedro, um Espaço das Flores e até cinema e salão de jogos no Palácio Quitandinha. Confira!
1. Volta do Theatro Dom Pedro
Um dos maiores equipamentos culturais de Petrópolis, o Theatro Dom Pedro, deve reabrir para o público ainda no primeiro semestre de 2025. O espaço está fechado desde 2019 para obras de restauração, que foram retomadas em janeiro.
Saiba mais: Paradas desde outubro, obras no Theatro Dom Pedro devem ser finalizadas até junho deste ano
Foto: Divulgação
2. Novo Espaço das Flores
No início deste ano, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que institui um local dedicado ao fomento do comércio de flores e à realização de eventos temáticos no município. A proposta visa impulsionar a economia local, valorizando a floricultura, uma atividade de destaque na região.
Saiba mais: Petrópolis pode ter “Espaço das Flores” especializado no comércio e eventos temáticos
Fotos: Reprodução/Instagram @milamachadomiranda
3. Cinema e espaço de jogos no Palácio Quitandinha
No final do ano passado, o Centro Cultural Sesc Quitandinha anunciou a volta do boliche, mas essa é só uma das novidades do espaço. Até 2026, o Palácio ganhará sala de cinema, espaço de jogos e um mercado gastronômico.
Saiba mais: Boliche do Sesc Quitandinha é reaberto após reforma
Foto: @karmaicom
4. Entrega da reforma do prédio dos Correios
O prédio histórico dos Correios em Petrópolis, localizado no n° 350 da Rua do Imperador, tem previsão de reabertura para o final de março de 2025. De acordo com a instituição, porém, o projeto executivo de restauração do prédio principal ainda está em elaboração.
Saiba mais: Correios anunciam nova data para reabertura do prédio do Centro de Petrópolis
Foto: Sou Petrópolis
5. Inauguração da Fábrica Park
Com um ambiente propício para o crescimento, impulsionamento e reposicionamento de empresas de Petrópolis no mercado, a Fábrica São Pedro, que ganhou o nome de Fábrica Park, tem previsão de ser inaugurada em 2025. O espaço da antiga fábrica de tecidos e algodão São Pedro de Alcântara, passa por revitalização e abrigará um complexo cultural.
A Fábrica Park contará com um espaço para eventos, com capacidade de até 1000 pessoas, onde atenderá congressos, confraternizações, simpósios, eventos culturais e gastronômicos e festas.
Saiba mais: Fábrica São Pedro vai se transformar em complexo cultural; inauguração está prevista para 2025
Foto: Dudu Bellotti
6. Reformas no Palácio Rio Negro
O Palácio Rio Negro, em Petrópolis, está de portas fechadas desde março de 2020, quando foram anunciadas as medidas para conter o coronavírus. Em novembro do mesmo ano, foi anunciada a restauração do palácio. A previsão era que a intervenção fosse finalizada em 2021. Agora, a reforma do Palácio deve ser iniciada em 2025, segundo informações do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), subordinado ao Ministério da Cultura, que administra o espaço.
Saiba mais: Fechado há 3 anos, obras no Palácio Rio Negro tem previsão de início em 2025
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
7. Volta do trem em Petrópolis
A Estrada de Ferro Petrópolis, a primeira ferrovia do Brasil, pode estar mais próxima de voltar a operar. Isso porque, o projeto entrou em nova fase. A Lei Orçamentária do Estado para 2024 prevê um investimento de R$ 59 milhões para dar início ao projeto, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Transportes e Mobilidade Urbana (Setrans).
Saiba mais: Petrópolis pode ganhar ferrovia que liga a cidade a Magé; saiba em que fase está o projeto
Foto: Marco Paulo
8. Retomada do Som e Luz
O espetáculo “Som e Luz”, que faz parte da programação cultural de Petrópolis e revive a história da família imperial nos jardins do Museu Imperial a partir de projeções noturnas, deve retornar em breve. Isto porque foi anunciado um investimento de R$ 1,7 milhão na modernização dos equipamentos utilizados no show.
Saiba mais: Espetáculo ‘Som e Luz’ voltará a ser exibido no Museu Imperial