Connect with us

Fechado há 3 anos, obras no Palácio Rio Negro tem previsão de início em 2025

Cidade

Fechado há 3 anos, obras no Palácio Rio Negro tem previsão de início em 2025

No momento, apenas os jardins do complexo estão abertos ao público

O Palácio Rio Negro, em Petrópolis, está de portas fechadas desde março de 2020, quando foram anunciadas as medidas para conter o coronavírus. Em novembro do mesmo ano, foi anunciada a restauração do palácio. A previsão era que a intervenção fosse finalizada em 2021. Agora, a reforma do Palácio deve ser iniciada em 2025, segundo informações do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), subordinado ao Ministério da Cultura, que administra o espaço.

Foto: arquivo Sou Petrópolis

O que prevê o projeto de restauro do Palácio

O Palácio Rio Negro está fechado ao público em função da realização de obras de restauro integral das instalações físicas. O projeto prevê a recuperação de toda a estrutura do complexo. O Palácio será reformado, depois o Chalé e, ao final, os jardins serão revitalizados.

Fotos: Carolina Freitas

Sobre o projeto

Segundo o Ibram, o estágio atual é o de entrega do projeto global das obras de recuperação. Todo o processo está sendo acompanhado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também acompanha a questão e participa de reuniões com a administração do Palácio. A previsão é que até o fim de março o projeto esteja aprovado e finalizado. Após será realizado o processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pela execução das obras, com previsão de início em 2025.

Foto: arquivo divulgação

Restauro do Salão Nobre

Outras ações de recuperação estão sendo realizados no Palácio Rio Negro. Recentemente, o Salão Nobre teve as paredes restauradas ao longo de 2023, trazendo a pintura e decoração original do espaço.

Previsão para visitação

De acordo com o Ibram,  a visitação será reaberta de forma gradual à medida que cada obras do espaço do Palácio Rio Negro for sendo entregue. No momento, apenas os jardins do complexo estão abertos ao público.

Foto: arquivo Sou Petrópolis

Sobre o Palácio Rio Negro

O prédio do Palácio Rio Negro foi construído em 1889, a pedido de Manoel Gomes de Carvalho,  Barão do Rio Negro, que residou no local por apenas cinco anos. A partir de 1903 o espaço passou a pertencer ao Governo Federal transformando-se em residência oficial dos Presidentes da República. Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Braz, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes, Washington Luiz, Getúlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitscheck, João Goulart e Costa e Silva foram os presidentes que passaram pelo Palácio.

Presidente da República Getúlio Vargas em Petrópolis, em 1953 – Foto: Arquivo Nacional

No governo de Ernesto Geisel o espaço passou à guarda do Exército, só voltando a hospedar o Presidente da República em 1996.

Ocupado durante aproximadamente 12 anos pela Prefeitura, o Palácio Rio Negro, na Avenida Koeller, foi devolvido à União por determinação judicial, em 2005. Pelo Decreto-Lei 25/37 o espaço foi tombado pelo Iphan, integrando o Conjunto Urbano Paisagístico de Petrópolis.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir