Projeto de Odontologia da UNIFASE e UERJ realiza festa em escola pública de Petrópolis
A comemoração encantou as crianças, que desde 2016 recebem atendimento odontológico de graça na Escola Municipal Bataillard
Na manhã da última quarta-feira (11), a Escola Municipal Battaillard foi palco de muitos sorrisos, magia e solidariedade. Cerca de 50 alunos da educação infantil, com idades entre 4 e 5 anos, aguardavam ansiosos pela chegada de um Papai Noel diferente, neste caso, quem fez a alegria da criançada foi o Mickey Noel.
Foto: Divulgação
“A UNIFASE e a UERJ fazem um trabalho com as dentistas na escola e abraçaram a ideia de realizar a festa e ajudar no apadrinhamento das crianças. Hoje foi maravilhoso receber o papai Noel e as lembranças. Nós somos muito gratos e agradecemos a parceria com a escola”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Bataillard, Cátia Aparecida Bastos Mendes.
O projeto
A festa de natal marcou o encerramento das atividades de 2024 do Projeto de Tratamento Restaurador Atraumático. A iniciativa é uma parceria da UNIFASE com a UERJ e é voltado à prevenção e controle de cáries em crianças. A cada semestre cerca de 200 estudantes são atendidos, de forma gratuita, pelos alunos do curso de graduação da Odontologia da UNIFASE, pelos alunos da pós-graduação da UERJ e pelos intercambistas da ACTA Amsterdam.
“O nosso projeto é uma via de mão dupla porque nós procuramos contribuir para uma melhor saúde bucal das crianças, mas a abertura da escola também permite que a gente capacite alunos e pesquisadores. Aqui a gente desenvolve várias atividades que são muito importantes tanto para as nossas práticas da UERJ, como para métodos de ensino da UNIFASE”, comentou Vera Soviero, professora da UERJ e pesquisadora visitante da UNIFASE.
Foto: Divulgação
A festa
A festa com a entrega do presente foi um sucesso. Os pequenos colocaram todo o carinho em suas cartinhas, recheadas de pedidos que iam de carrinhos a bonecas, passando por chinelos e maquiagem. Para transformar esses sonhos em realidade a ideia contou com o apoio de amigos, parentes e demais voluntários, que abraçaram a campanha, assim como a dentista doutoranda em Odontopediatria pela UERJ, Marcelle de Azevedo.
“Eu fiz um estudo piloto aqui na escola Municipal Bataillard para o ensaio clínico da minha tese de doutorado e foi muito gratificante participar dessa ação de natal em prol dessas crianças que tanto nos ajudam”, finalizou ela.