UERJ vai promover Doutorado Interinstitucional em Odontologia na UNIFASE a partir de 2025
Parceria entre as instituições vai proporcionar mais oportunidades de qualificação aos docentes e profissionais que atuam no SUS
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Odontologia, foi contemplada no edital 2024 da CAPES para oferecer um programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), em Petrópolis.
Foto: divulgação
Iniciativa
O Dinter, regulamentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma iniciativa que visa promover a formação de docentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil, com a proposta de fomentar a criação de novos programas de pós-graduação em locais estratégicos.
“O objetivo é que a UERJ, com sua expertise consolidada e reconhecimento nacional, ofereça uma turma de doutorado na UNIFASE. Docentes do curso de Odontologia que ainda não possuem título de Doutor poderão se inscrever para as vagas. Além disso, será aberto um número de vagas para cirurgiões-dentistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco especial nos profissionais da Secretaria de Saúde de Petrópolis”, explica Vera Soviero, coordenadora do programa Dinter, professora e especialista em Odontopediatria, que participou da elaboração do projeto de criação do curso de Odontologia na UNIFASE.
Projeto
O projeto foi submetido ao edital público da CAPES, que avalia e autoriza a implementação de programas de cooperação interinstitucional, como o Dinter.
“Essa iniciativa vem fortalecer a vocação da UNIFASE para a pesquisa científica de alta qualidade. O parecer que recomendou a aprovação da proposta enfatizou a relevância do projeto e destacou a qualidade tanto do Programa de Pós-Graduação em Odontologia apresentado pela UERJ, como instituição promotora, como da UNIFASE, como instituição receptora”, conta Vera Soviero.
Compromisso com a educação
Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, reitora da UNIFASE, conta que a parceria firmada com a UERJ vai proporcionar mais oportunidades de qualificação aos docentes e profissionais que atuam no SUS, gerando impacto positivo direto nos serviços públicos de Petrópolis.
“Temos compromisso com a Educação de excelência e com a construção de uma cidade melhor, mais justa e igualitária. Esse é mais um passo da UNIFASE na direção do fortalecimento da área de pesquisa, sempre tendo como norte nossa missão e nossos valores”.